A Prefeitura do Rio acelerou o calendário da vacinação e prevê imunizar todos os cariocas maiores de 18 anos até 31 de agosto.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) também afirmou que em setembro será a vez de adolescentes até 12 anos — sempre respeitando uma idade por dia.
“Vamos antecipar o processo de vacinação no Rio em um mês e 21 dias da data inicial prevista. Vamos concluir o processo de vacinação até o dia 31 de agosto de todas as pessoas acima de 18 anos de idade”, anunciou o prefeito, lembrando que o primeiro calendário anunciado era conservador e que de acordo com a regularização na entrega dos imunizantes o calendário poderia avançar, como ocorreu.
A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (18), durante a divulgação do 24º Boletim Epidemiológico da Covid no Rio. Não houve mudanças nas medidas restritivas contra o coronavírus.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos, com o imunizante da Pfizer, está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.
O ministério também destacou que a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários e a população acima de 18 anos, e que orientação é para que estados e municípios sigam o que é recomendado pelo Ministério da Saúde. “No entanto, os gestores locais do SUS têm autonomia para seguir com a própria estratégia de vacinação”, diz a nota.
Nesta sexta e neste sábado (19), quem tem 50 anos ou mais pode ir a um posto para tomar a 1ª dose.
Grávidas e puérperas (que deram à luz recentemente) poderão se vacinar na semana que vem. As mamães
O calendário anterior previa terminar a vacinação de adultos no Rio até meados de outubro.