Brasil

Babá salva criança de ataque de jacaré; mãe diz que mulher tirou menino da boca do animal

Bebê é atacado por jacaré em Porangatu — Foto: Reprodução/Thiago Costa/TV Anhanguera

Um bebê de um ano e oito meses foi socorrido após ser atacado por um jacaré na Lagoa Grande, em Porangatu, no norte de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menino foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado ao Hospital Municipal, encaminhado para Uruaçu e transportado por um helicóptero ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

“Segundo a mãe, a babá literalmente tirou ele da boca do jacaré. O animal arrastou ele para água debatendo e ela o salvou”, diz médico do Samu.

Em nota, o Hugol informou que o paciente tem o estado de saúde regular, está consciente e respirando espontaneamente.

O ataque aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) e, segundo um médico intervencionista e resgatista do Samu Centro-Sul, Juliano Ferreira, o menino chegou ao Hugol por volta de 14h20. Profissional relata que o bebê passava por cirurgia para reconstruir o braço até a última atualização da reportagem.

Ao médico, a mãe relatou que o bebê estava com a babá, escutou gritos, foi ao local e viu o filho já ferido nos braços da mulher. As informações sobre como o incidente aconteceu ainda não foram divulgadas.

Em comunicado, a Prefeitura de Porangatu lamentou o incidente e diz que, embora a espécie não apresente riscos aos humanos, é importante tomar cuidados de afastamento dos animais. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Semma) fala que placas informativas foram solicitadas em maio deste ano para notificar turistas sobre cuidados com o passeio no local.

“No planejamento ambiental e no plano de governo, será feita a revitalização da Lagoa, onde está incluído a logística do manejo de capivaras e jacarés”, diz o informe.

A Semma completa que a praia da lagoa foi fechada ao público e orienta que os cidadãos não acessem a área da orla e não alimentem os animais.