Maceió

Comerciantes são notificados após flagrante de maus-tratos a animais no Mercado

Fiscalização flagra maus-tratos a animais – VISA

Quatro comerciantes de caprinos e aves do Mercado da Produção foram notificados pela Vigilância Sanitária de Maceió durante fiscalização realizada nesta quinta-feira, 01. Uma operação foi montada depois que a vigilância recebeu inúmeras denúncias de maus-tratos contra os animais comercializados.

De acordo com a diretor da Visa, José Airton dos Santos, os ambulantes mantém os animais em situação degradante há anos. Os bichos vivem em espaços reduzidos, em meio aos escrementos, sobre uma cisterna que abastece o mercado e muitos deles sequer são alimentados e acabam morrendo de fome.

Os fiscais estipularam um prazo de 72 horas para que os responsáveis retirem os animais do local, sob pena de o caso ser encaminhado às autoridades policiais.

“O risco de contaminação do ambiente com as fezes e a urina é enorme com estes bichos mantidos nas condições atuais. A nossa intenção é trabalhar em conjunto com todos os comerciantes, mas precisamos notificar quando há risco à saúde pública”, detalhou Airton dos Santos.

A Semtabes irá se reunir com os comerciantes e discutir a situação para definir uma área adequada em que essas pessoas continuem trabalhando conforme normas sanitárias.