O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alagoas iniciou, nessa quarta-feira (30), o I Curso de Via Aérea Avançada: Manejo no Paciente com Covid-19. Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam na linha de frente da pandemia do novo coronavírus. O treinamento está acontecendo no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió e tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para garantir uma assistência, ainda mais qualificada, durante o processo de intubação dos pacientes.
Ao todo, estão participando do evento 19 profissionais da área da saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, lidando diretamente com os alagoanos infectados pelo novo coronavírus. Além de socorristas do Samu Maceió, estão sendo capacitados servidores da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Hospital Regional da Mata (HRM).
O médico e coordenador do NEP do Samu Maceió, Jhonat Thaylson, ressalta que o curso é dividido na parte teórica e prática. “Na parte teórica do curso de Via Aérea Avançada, serão abordados conteúdos como a psicologia envolvida no processo de intubação, anatomia da via aérea e fisiologia da respiração, dispositivos utilizados na obtenção da via aérea avançada, processo de intubação orotraqueal e intubação em sequência rápida, além da ventilação mecânica, sedação e analgesia em paciente com Covid-19, bem como, a utilização dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individuais] e paramentação no processo de intubação da pessoa acometida pelo novo coronavírus”, detalhou.
Já na parte prática, ainda segundo o coordenador do NEP do Samu Maceió, os participantes do curso farão treinamentos nas estações de via aérea simulatórias que foram montadas. “Os profissionais realizarão procedimentos para calcular a taxa de infusão de medicamentos e o manejo de bomba de infusão em pacientes com Covid-19. Também farão o manejo do ventilador mecânico, manutenção do paciente em ventilação mecânica com via aérea fácil e de difícil acesso, entre outras atividades”, complementou o médico.
Para a médica e supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa, o curso acontece em um momento crucial da pandemia do novo coronavírus e chega para qualificar, ainda mais, os profissionais da aérea da saúde, principalmente os socorristas do Samu Maceió. “Nossa missão é capacitar nossas equipes e garantir que a sociedade alagoana tenha uma assistência adequada. Diariamente, nossos socorristas estão nas ruas lidando diretamente com os pacientes de Covid-19 e, muitas vezes, devido à gravidade da doença, eles precisam agir rápido e realizar a intubação daquela vítima. E o curso acontece justamente para garantir que todos os profissionais tenham a proficiência necessária para realizar o procedimento de obtenção de uma via aérea avançada em um paciente acometido pelo novo coronavírus”, salientou.
O Curso de Via Aérea Avançada: Manejo no Paciente com Covid-19 segue até esta quinta-feira, 1º de julho. Entre os facilitadores do curso, está a médica do Samu, Sandra Gico.