Saúde

Cerca de 300 pessoas devem voltar a ser vacinadas após receber imunizante vencido em AL

Levantamento da Folha de S. Paulo aponta que 45 cidades alagoanas utilizaram pelo menos uma dose vencida da AstraZeneca.

Cerca de 300 pessoas vacinadas em Alagoas com o imunizante da AstraZeneca/Oxford deverão ser revacinadas. O novo protocolo ocorrerá porque as pessoas receberam a vacina fora do prazo de validade. O levantamento foi realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, com base nos dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o levantamento, a capital alagoana ocupa a 28ª colocação na lista de cidades que utilizaram a vacina fora da validade. Segundo o levantamento, 109 pessoas foram imunizadas na capital com o lote vencido, e as demais no interior do Estado.

Em todo país, foram utilizadas pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca com validade expirada, num total de 1.532 municípios.  De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNI), quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse sido imunizada.

Além da capital, a cidade de Delmiro Gouveia, no sertão do Estado, também vacinou 67 pessoas com o imunizante fora da validade. Em todo Estado, 45 cidades ministraram pelo menos uma dose que pertence aos oito lotes vencidos.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado que informou que em breve irá se pronuncia. Já a Saúde municipal declarou, por meio de nota, que “está realizando a averiguação dos registros dos referidos lotes que teriam sido aplicadas na população fora do prazo de validade. Assim que concluída todas as informações serão esclarecidas à sociedade maceioense”.