Resgate aconteceu em Guarujá. Guarda-vidas Gabriel Costa Ramos, responsável pelo salvamento, relata que local era de difícil acesso.
Um guarda-vidas salvou um adolescente de 17 anos que estava em processo de afogamento no mar em Guarujá, no litoral de São Paulo. O G1 teve acesso, nesta terça-feira (20), a imagens que mostram o momento exato em que o profissional consegue retirar o jovem do mar. O bombeiro Gabriel Costa Ramos, de 28 anos, responsável pelo resgate, relata as dificuldades para chegar ao local em que o adolescente estava, em meio a uma ressaca do mar.
“A ocorrência foi difícil, o mar estava com ondas fortes e o acesso era difícil. Tive que manter a calma”, descreve o profissional. O resgate ocorreu no local conhecido como Morro do Maluf, entre as praias da Enseada e de Pitangueiras, nesta segunda-feira (19). O adolescente estava surfando quando foi carregado pelas ondas, por volta das 17h.
Pelas imagens, é possível observar que o jovem estava sobre a prancha, tentando remar para conseguir sair do local. Entretanto, as ondas estavam muito fortes e o mar agitado, o que dificultava que ele conseguisse chegar em uma área segura. A vítima era atingida pelas ondas constantemente, até que foi solicitado o serviço dos guardas por testemunhas.
“Tive que entrar nas costas das ondas para ter um tempo de conversar e acalmar ele. Estava bem difícil o acesso, mar agitado, com onda de 1,5m”, explica o guarda-vidas. O vídeo feito por um morador tem cerca de cinco minutos, tempo que o profissional levou para conseguir retirar o jovem do mar. No fim, o bombeiro foi ovacionado por pessoas que assistiam ao resgate e tentavam auxiliar e orientar o adolescente.
“É gratificante saber que salvei a vida de um jovem de 17 anos, que as pessoas apoiam, famílias, amigos. É bom ter esse feedback da população. A gente se coloca no local de risco para um bem maior”, finaliza Ramos.
Imagens
Todo o resgate foi flagrado pelo corretor Rafael Pierro, de 18 anos. Morador de Guarujá, ele conta que já viu diversos afogamentos no local, e que, inclusive, já ajudou a resgatar algumas pessoas. Foi ele quem entrou em contato com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e solicitou o resgate. Assim que desligou o telefone, já começou a gravar a ocorrência.
“A cada onda que vinha, a gente falava ‘esse menino não vai aguentar’. Tem umas pedras bem pontiagudas no local, ele ficou entre a vida e a morte ali. Se o salva-vidas não o pegasse naquele momento, ele ia ser jogado lá”, relembra Pierro.
O vídeo completo registrado pelo corretor tem pouco mais de cinco minutos, e ele conta que esse foi praticamente o tempo que o profissional levou para fazer o resgate. Ele ainda explica que as orientações feitas pelos moradores, como a direção em que o surfista poderia remar, tinham como objetivo evitar que ele ficasse perto das pedras.
“O tempo do salvamento é quase exatamente o tempo de vídeo. O guarda veio rápido”, diz o jovem, elogiando o profissional e a ação.