Equipe estreia nos Jogos de Tóquio 2020 na segunda, 25, às 9h do Japão (21h de domingo no Brasil), contra as sul-coreanas
Após a recente conquista do vice-campeonato da Liga das Nações, a seleção feminina de vôlei chega ao Japão confiante para buscar o terceiro título olímpico em Tóquio 2020. Campeãs em Pequim 2008 e Londres 2012, as brasileiras estão no Grupo A da competição, com Japão, Sérvia, Coréia, República Dominicana e Quênia. No Grupo B estão China, Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina e Turquia. A estreia acontece na segunda, 25, às 9h do Japão (21h de domingo no Brasil), contra as sul-coreanas, na Ariake Arena.
Foram convocadas para a competição Carol Gattaz, Rosamaria Montibeller, Macris Carneiro, Roberta Ratzke, Gabi Guimarães, Tandara, Natalia Pereira, Carol da Silva, Fernanda Garay, Ana Cristina, Camila Brait e Ana Beatriz.
O fase final de treinamento, para ajustes finais e adaptação ao fuso horário, foi realizada já no Japão, na cidade de Sagamihara,. A instalação contou com toda a estrutura do COB, com alimentação brasileira, sala de força, área de recuperação e massagem, seguindo todos os protocolos de segurança.
“A gente se sente em casa, a comida que está sendo servida, o arroz com feijão, então tenho que agradecer muito ao COB por toda a estrutura oferecida para que nos sentíssemos da melhor maneira possível”, disse Zé Roberto Guimarães, técnico tricampeão olímpico (também venceu em Atenas 2004, com a seleção masculina).
Para as atletas, Tóquio 2020 será uma oportunidade para levar a seleção novamente ao pódio olímpico após uma campanha invicta na primeira fase e uma derrota dolorosa para a China nas quartas de final no Rio 2016.
Apesar de ter uma equipe com poucas atletas que já estiveram em edições anteriores de Jogos, se depender da vontade e da união do time, a seleção está no caminho certo.
“A maioria do time nunca esteve em uma edição de Jogos Olímpicos, então a expectativa é grande, a ansiedade também, mas o grupo está bem unido no mesmo propósito e tenho certeza de que o Brasil vai fazer bonito aqui”, disse Camila Brait, atleta campeã mundial.
Confira os jogos do Brasil na primeira fase:
Domingo, 25, 21h45 do Japão (9h45 do Brasil)
Brasil x Coréia do Sul
Terça, 27, 19h40 do Japão (7h40 do Brasil)
Brasil x República Dominicana
Quinta, 29, 19h40 do Japão (7h40 do Brasil)
Brasil x Japão
Sábado, 31, 16h25 do Japão (4h25 do Brasil)
Brasil x Sérvia
Segunda, 2, 21h45 do Japão (9h45 do Brasil)
Brasil x Quênia