Resultado será disponibilizado em agosto
Termina hoje (30) o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em conseguir uma das vagas oferecidas para o segundo semestre deste ano devem acessar o site do programa e realizar a inscrição.
Pode participar quem fez qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Para conseguir o financiamento, o candidato precisa ter obtido média das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos, nota superior a zero na redação e não ter feito o Enem na condição de treineiro.
O resultado dos candidatos pré-selecionados em chamada única será divulgado no dia 3 de agosto, e o prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto. Os cursos disponíveis pelo Fies estão listados no site do programa, assim como o número de vagas disponíveis para cada estado.
Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas da lista de espera. Esses participantes serão inseridos automaticamente na lista, cujo prazo de convocação será de 4 a 31 de agosto.
O programa tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertados por instituições aderentes ao programa.
Diferentemente de anos anteriores, em 2021.2 o Fies tem uma oferta maior de vagas do que a edição do 1º semestre, que geralmente é a que tem um volume maior de vagas e instituições participantes. Para essa edição, foram disponibilizadas 69 mil vagas em cursos superiores nas instituições de ensino particulares do país. Sendo assim, os candidatos terão mais oportunidades de conquistar o crédito estudantil.
Como se inscrever no Fies
As inscrições para o Fies são on-line. Veja, abaixo, as instruções do Ministério da Educação: