Futebol

Libertadores: Flamengo goleia o Olimpia com dois de Gabigol e leva grande vantagem por vaga nas semifinais

Alexandre Vidal/CR Flamengo

Alexandre Vidal/CR Flamengo

O Flamengo dominou e goleou o Olimpia por 4 a 1 nesta quarta-feira (11), no Paraguai, no duelo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Arrascaeta, Gabigol, duas vezes, e Vitinho fizeram para o Rubro-Negro. Torres diminuiu para os paraguaios.

As duas equipes chegavam para a partida após derrotas. O Decano havia perdido por 3 a 1 para o Guaraní, pelo Campeonato Paraguaio. Já o Flamengo vinha de goleada por 4 a 0 no Maracanã diante do Internacional.

O primeiro tempo foi bastante agitado. O Flamengo conseguiu segurar a pressão inicial do Olimpia e aproveitou as oportunidades.

Logo aos 15 minutos, em rápido contra-ataque, Gabigol achou lindo lançamento para Bruno Henrique, que encontrou Arrascaeta.

Com muita calma e categoria, o meio-campista uruguaio dominou, ajeitou, deslocou Aguilar e abriu o placar.

Aos 22, um lance que gerou muita preocupação. Víctor Salazar levou a pior em disputa com Arrascaeta, caiu desacordado e precisou deixar o jogo de ambulância. A partida ficou paralisada por pouco mais de 10 minutos.

Aos 56, Gabigol fez o segundo de pênalti e ampliou a vantagem. Desde 2019, o atacante cobrou 25 pênaltis e marcou em 24, chegando a 96% de aproveitamento.

Mas, aos 58, Otálvaro cruzou na área, Isla não conseguiu cortar em disputa com Sosa e a bola sobrou para Torres, que diminuiu para o Olimpia.

A etapa final começou e o Flamengo logo fez o terceiro. Bruno Henrique finalizou cruzado sem direção, mas Gabigol mostrou oportunismo para, no lugar certo, empurrar para as redes.

A tônica do segundo tempo foi de muita pressão e domínio do Flamengo. Nos acréscimos, Gabigol deu mais uma assistência, dessa vez para Vitinho marcar e fazer o quarto.

Com a vitória, o Rubro-Negro ganhou pela primeira vez do Olimpia em Libertadores e segue invicto fora de casa na competição.

Assista aos melhores momentos

Situação do campeonato

Com o resultado, o Flamengo pode até empatar na próxima quarta-feira, no Maracanã, no duelo de volta, que mesmo assim avança às quartas de final.

O Olimpia, por outro lado, precisa vencer por quatro gols de diferença para ir às semifinais da Libertadores. Um 4 a 1 para os paraguaios leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Salazar desacordado

O placar marcava 1 a 0 para o Flamengo quando um lance chocou jogadores, torcedores e comissões técnicas presentes no Manuel Ferreira. Em disputa com Arrascaeta, o lateral Victor Salazar caiu desacordado após uma pancada no rosto.

Imediatamente, a ambulância entrou e começou a atender o jogador, que deixou o gramado.

Próximos jogos

O Olimpia faz o clássico contra o Cerro Porteño pelo Campeonato Paraguaio, no sábado (14), às 19h15, antes de voltar a encarar o Flamengo pela Libertadores.

Já o Rubro-Negro, no domingo (15), às 16h, recebe o Sport, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.