Futebol

Morre, aos 86 anos, o jornalista Lauthenay Perdigão

Morreu nesta terça-feira, 17, o jornalista e historiador Lauthenay Perdigão. Ele tinha 86 anos e estava internado em um hospital particular de Maceió desde a última quinta-feira (12), onde tratava problemas cardíacos. A causa da morte não foi informada.

Reprodução / Facebook

Lautheney Perdigão

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) confirmou o falecimento de Perdigão, que atuava ainda como diretor do Museus dos Esportes – do qual foi fundador – e em nota lamentou a perda:

O futebol de Alagoas está em luto. É com pesar que a Federação Alagoana de Futebol lamenta o falecimento do ex-atleta, historiador e cronista esportivo, Lauthenay Perdigão, aos 86 anos.

Lauthenay estava internado desde a última quinta-feira (12). Ele foi fundador e responsável pelo Museu dos Esportes do Estádio Rei Pelé.

Lauthenay guardou boa parte da memória do nosso futebol. Possuía arquivos, camisas, bolas e um acervo que contava a história de grandes momentos vividos pelos clubes alagoanos.

A FAF decreta três dias de luto no futebol alagoano e presta condolências aos familiares e entes queridos de Lauthenay Perdigão.

Descanse em paz, eterno Lau!

Ainda não foram repassadas informações sobre velório e sepultamento.

Biografia

O jornalista, ex-atleta e historiador, sinônimo de futebol em Alagoas, jogou na base do CSA, mas não seguiu a carreira profissional; integrou uma comissão instituída pela Fundação Alagoana de Promoção Esportiva (FAPE) para acompanhar a construção de um grande estádio em Maceió, o Rei Pelé; e foi fundador do Museu dos Esportes, nomeando-o em homenagem ao craque Dida (Edvaldo Alves Santa Rosa), de quem foi amigo pessoal.

Em 2019, teve sua biografia lançada durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.  A publicação intitulada de Dom Lauthenay, um Quixote do Esporte Nacional – vida, obra e luta do guardião da memória esportiva alagoana e brasileira, foi escrita pelos jornalistas Mário Lima e Wellington Santos.

Homenagens

A Câmara Municipal de Maceió (CMM) prestou homenagem de um minuto de silêncio pela morte de Lauthenay Perdigão, a pedido do vereador Eduardo Canuto.

Os dois principais times de Maceió, CSA e CRB, utilizaram suas redes sociais para prestar homenagem ao jornalista:

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj-AL) também lamentou a perda: