Saúde

HGE registra 428 atendimentos na segunda (16); 20% são vítimas de acidentes no trânsito

Alagoas 24 Horas

Hospital Geral do Estado – HGE

O movimento foi intenso no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, durante o plantão da segunda-feira (16). Junto com a Central de Triagem para Covid-19, as equipes atenderam 428 pessoas, sendo a maioria com complicações consequentes do descontrole de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Por outro lado, a maior unidade de urgência e emergência viabilizou 235 altas médicas, 65 internações, 27 transferências e 16 cirurgias.

Entretanto, os acidentes continuam sendo destaque na maior unidade hospitalar do Estado, já que estão entre a segunda causa de procura por assistência médica. Ao todo foram 86 vítimas de acidentes, sendo 69 casuais, 11 de trânsito, além de seis pessoas feridas em acidentes de trabalho. Também foram assistidos cinco cidadãos agredidos, dos quais, três foram em luta corporal e dois por arma de fogo, além de um ferido por queimadura.

No início da manhã desta terça-feira (17), o técnico de informática Edmilson Alves de Sá, de 38 anos, foi admitido após sofrer uma “fechada no trânsito”. Ele lembra que estava indo trabalhar, levando um colega na garupa da moto, quando, de repente, um carro o surpreendeu, mudando de faixa abruptamente. Sem conseguir frear a tempo, ambos os ocupantes da moto caíram, mas, somente Edmilson precisou de atendimento médico.

“Íamos trabalhar. O meu colega só teve escoriações, mas, eu sentia muitas dores. Outros motociclistas me protegeram do trânsito, quando estava ao chão, e seguraram o condutor do carro até a chegada dos agentes da SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito]. O Samu [Serviço de Atendimento Médico de Urgência] me socorreu e me trouxe aqui para o HGE”, relatou o técnico de informática, que é casado e pai de dois filhos.

Balanço – De janeiro a julho de 2021, o HGE já registrou o atendimento a 3.343 vítimas de acidentes de trânsito. Do total, 1.408 pessoas foram feridas em acidentes com motociclistas e 1.111 em colisões. Os registros da unidade hospitalar apontam que 370 eram pedestres, 269 ciclistas e 85 se envolveram em capotamentos. Somente na primeira quinzena de agosto deste ano, 200 pacientes já foram atendidos pelos socorristas, sendo 133 feridos em quedas de moto, 93 em colisões, 24 em atropelamentos, 11 em quedas de bicicleta e nove em capotamentos.

“São ocorrências que poderiam ser evitadas com mais cuidados, mais prevenção, mais respeito às normas do trânsito. Também é importante que todos usem os equipamentos de proteção corretamente, seja o capacete ou o cinto de segurança, por exemplo. É importante que jamais se distraiam com músicas, conversas, o celular e, principalmente, não dirijam após consumir bebidas alcóolicas ou qualquer outra droga que cause desequilíbrio físico ou mental”, informou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Pandemia – Conforme o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), todos os leitos Intermediários para pacientes diagnosticados com a Covid-19 estão preenchidos no HGE e 80% das vagas disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupadas. Na Central de Triagem, 18 cidadãos apresentaram perfil para o teste, que identificou a contaminação com a Covid-19 em uma pessoa.