Política

Lei que determina gasto de 50% de verbas de eventos em artistas locais é promulgada

Assessoria

Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió promulgou, nesta sexta-feira (20), um Projeto de Lei que determina que 50% dos valores gastos em eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió sejam destinados aos artistas locais.

O PL foi apresentado à Casa de Mário Guimarães pelo vereador Leonardo Dias (PSD). A aprovação da matéria foi comemorada pela classe artística. O cantor maceioense Marlus Viana, ex-vocalista da banda Calcinha Preta, afirmou que este era um anseio antigo dos artistas locais.

“Na verdade, esse projeto era esperado há muitos anos pela classe artística. A gente via que em eventos realizados pelo poder público, os artistas considerados nacionais eram hegemônicos. De repente, os artistas locais ficavam a margem e com valores infinitamente menores. Com esse projeto, acredito que teremos uma mudança total e que Maceió seja um modelo para todos os outros municípios do Brasil”, afirmou Marlus.

A vocalista da banda Garota Sertaneja, Amanda Guimarães, também apoiou a aprovação da lei. Segundo ela, além dos artistas terem maior valorização por parte do poder público, a economia local também beneficiada.

“Eu acho que a lei vai ajudar muito a todos os artistas. Além da valorização, nos ajudaria economicamente também. As vezes não temos abertura no nosso próprio Estado. Isso será importante para a economia local, pois os valores dos cachês circularão aqui mesmo. Temos muitas pessoas que dependem exclusivamente dos trabalhos em eventos artísticos”, colocou a artista.

O empresário Alan Quintela considera que a lei irá revolucionar a cultura local. Segundo ele, a valorização da cultura alagoana despertará ainda mais o interesse das novas gerações no consumo e fomentação da arte no estado.

“Essa lei é um anseio antigo da categoria e tem um impacto inimaginável. Isso pode revolucionar a cultura alagoana. É difícil a gente realizar um trabalho, fazer em um trabalho com carinho e nos principais eventos, a gente ficar de fora. A lei vai ajudar as pessoas a valorizarem ainda mais os artistas locais, pois nos colocará no mesmo patamar dos artistas nacionais. Isso também fará com que as crianças e as novas gerações possam se inspirar em nós e impulsionar ainda mais a nossa cultura”, concluiu.