Maceió

Parte alta de Maceió pode ficar sem recolhimento de lixo após prefeitura romper contrato

Secom Maceió

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió rescindiu contrato com a Via Ambiental, empresa responsável pelos serviços de recolhimento de lixo na parte alta da capital alagoana.

A rescisão do contrato foi divulgada nesta terça-feira (24), no Diário Oficial do Município (DOM). Como justificativa para a quebra do vínculo, a Prefeitura de Maceió afirmou que a prestadora de serviços não executou as cláusulas do contrato.

A relação entre a empresa e o Poder Executivo Municipal estava estremecida ainda na gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (Podemos). Populares reclamaram da ineficiência do serviço prestado ainda no primeiro mês do mandato de João Henrique Caldas (PSB).

Em janeiro deste ano, o Alagoas 24 Horas noticiou que moradores do conjunto Village Campestre II, no bairro Cidade Universitária estavam reclamando sobre a sujeira na localidade. Na época, o lixo ficou acumulado por todo a região por cerca de sete dias.

Na mesma época, funcionários da empresa realizaram um protesto devido a atraso de dois meses de salários, bem como o não cumprimento de pagamentos de outros benefícios.

De acordo com o DOM, a Via Ambiental terá até cinco dias para encerrar suas atividades em Maceió. Até o momento, a Prefeitura não anunciou qual empresa realizará o recolhimento do lixo na parte alta da cidade após a saída da Via Ambiental.

Nota Oficial

A Via Ambiental Engenharia e Serviços S/A esclarece de modo público que tem cumprido integralmente o contrato celebrado com a Prefeitura Municipal de Maceió, apesar de atrasos de pagamento que superam a ordem expressiva e lamentável de mais 270 dias.

Para as notificações recebidas, a empresa apresentou tempestivamente suas defesas, sempre pautadas nas cláusulas contratuais e na legislação aplicável.

Apesar disso, nesta terça-feira (24), a empresa foi surpreendida com a publicação em Diário Oficial da decisão do Superintendente Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório Peixoto, sobretudo pela fragilidade dos processos administrativos que culminaram com tal ordem, o que será devidamente comprovado nos autos.

A Via Ambiental reforça seu compromisso de prestar um serviço público de limpeza urbana com qualidade e eficiência para a cidade de Maceió.

Via Ambiental Engenharia e Serviços S/A