Economia

Maceió tem crescimento de 16% na arrecadação de ISSQN no primeiro semestre de 2021

A arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em Maceió cresceu 16% no primeiro semestre de 2021 (janeiro a junho), comparado ao mesmo período de 2020. O valor arrecadado até junho foi de R$ 142,2 milhões. Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon. O setor de Serviços inclui os segmentos de bares e restaurantes, construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) divulgado no final de julho, o setor de Serviços viu seu peso no Produto Interno Bruto (PIB) cair de 73,5% em 2019 para 71,7% no primeiro trimestre de 2021 devido, principalmente, as restrições impostas pela Covid-19. Mas com o avanço da vacinação e o gradual fim das medidas de restrição, a tendência é que o setor volte a recuperar rapidamente uma boa parte da fatia perdida no PIB.

“A retomada gradual das atividades econômicas, aliada às ações positivas da Prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário, contribuiu para esse expressivo crescimento da arrecadação do ISS, que impulsionará o investimento na cidade”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon.

O número de empresas abertas no 1º semestre de 2021 cresceu 64% em relação ao ano passado. Entre janeiro e junho foram abertos 13.883 novos negócios, ante 8.490 em 2020. “Esse é um resultado que demonstra a confiança do empresário na economia da cidade”, finaliza Rodrigues.