Dinheiro arrecadado será usado para fazer dia de lazer na rua para as crianças de Nova Veneza. Vídeo de vereadores rindo da premiação repercutiu e causou 'explosão' nas vendas.
A rifa da fazendinha, feita para arrecadar recursos para a Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, no Sul catarinense, já vendeu 20 mil bilhetes até 13h30 desta quinta-feira (2), informou a diretora da unidade, Jussara Laíde Savio. O número é maior do que o total de habitantes da cidade.
Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 mil pessoas moram em Nova Veneza.
O sorteio virou notícia depois que uma vereadora que também é professora da escola leu, na noite de terça (31), a premiação do sorteio, que inclui porcos, torresmos e galinha-choca. Os outros parlamentares caíram na risada e o vídeo repercutiu na internet.
O objetivo da rifa é arrecadar recursos para uma atividade para os alunos no Dia das Crianças, além de melhorias na escola.
A rifa foi feita com prêmios doados pelos pais dos alunos e já foi comprada por pessoas de outros estados e países. A cidade tem a economia baseada na agricultura.
A diretora da escola contou que vendeu números para compradores no Reino Unido, Portugal, Austrália, Itália e Alemanha, além de outros estados no Brasil. O telefone da unidade escolar não parou de tocar e funcionárias, além de alunos, fizeram as vendas.
O sorteio dos prêmios será em 20 de setembro.
Comunidade unida
A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola, Patrícia Souza Costa, contou que a comunidade escolar já fez outras rifas para arrecadar quantias e poder proporcionar dias divertidos às crianças, além de melhorias na estrutura da unidade.
Segundo a APP, o tema “fazendinha” acabou motivando ainda mais os pais e alunos na participação na rifa. “Quando trocou a gestão da escola, a gente teve a ideia de montar uma rifinha diferente. Veio a ideia da fazendinha. Todos os pais ajudaram, cada um doou uma galinha, um deu um queijo. Foi nascendo a fazendinha”, contou a presidente.
“Os pais se envolvem muito. Todos os prêmios são doados pelos próprios pais, quem pôde, contribuiu. A nossa escola tem uma parceria muito grande com a família. Não age sozinha, tudo que a gente bota em ata [na APP], conversa com os pais”, disse Patrícia.
Muitos dos que doaram os animais e alimentos que servirão como prêmio para a rifa também já estudaram na escola.
“Foi uma surpresa pra gente [a repercussão]. A gente está muito feliz, sabe o como vai ser bem-vinda [a arrecadação]. Todos os pais abraçam a causa, pais que já estudaram no bairro e que hoje veem os filhos na escola. É o meu caso. Já estudei ali, tenho minha fila que estuda ali. Fiquei bem emocionada vendo a repercussão. Os pais se envolvem muito”, disse.
A quantia arrecadada será usada para proporcionar um Dia das Crianças especial para os alunos. A presidente da APP contou como ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid. “A gente fecha a rua em frente à escola, monta cama elástica, castelo inflável, vira uma rua do lazer”, disse.
“Tem várias crianças que os pais não têm condições de pagar um dia em um brinquedo. Tudo é caro. Então a gente dá esse momentos para eles [alunos], um dia inteiro”, continuou.
Entre as melhorias já feitas na escola com quantia de rifas está a compra de mais equipamentos. Com a repercussão gerada pelo vídeo e uma arrecadação maior, a presidente da APP afirmou que a ideia é pensar em mais melhorias para a unidade escolar.
Com a pandemia da Covid-19, a associação estuda como fará a rua do lazer este ano. “A gente vai se reunir para pensar de que forma vai poder fazer, se vamos estipular horários. A gente ainda não sentou para conversar em relação a essa parte da pandemia, mas já estamos vendo algumas formas para não deixar todas as crianças juntas”, explicou.
Rifa
O preço de cada número é de R$ 2 e as vendas estão previstas para terminar em 19 de setembro, conforme a diretora. O sorteio será feito por uma transmissão pelas redes sociais no perfil da escola no dia 20 de setembro. São 41 itens que compõem 15 premiações (veja a lista abaixo).
Até esta quarta-feira (1º), a escola distribuiu 6 mil números da rifa aos funcionários e estudantes da escola. Com 403 alunos, de 6 a 15 anos, a rifa é distribuída aos estudantes que participam de uma competição entre as salas.
De acordo com a diretora, a turma que vender mais números será premiada com uma noite em uma pizzaria. Com o sucesso da ação, a direção planeja “contemplar mais alunos”.
Em relação aos prêmios, como a rifa ultrapassou o limite do município, a escola está em consulta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para verificar as regras sanitárias de entrega de animais para locais próximos.
Caso o vencedor more em um lugar distante de Nova Veneza, possivelmente será pago um valor para que o ganhador possa adquirir o prêmio de um produtor local, explicou a diretora da escola.