Brasil

Turista do Rio Grande do Sul se nega a usar máscara em ônibus, agride passageiro e é detido em Noronha

Segundo PM, visitante agrediu um trabalhador, na noite de domingo(5). Ele não gostou dos pedidos para que utilizasse máscara de proteção, obrigatória no estado por causa da Covid-19.

Um turista do Rio Grande do Sul se negou a usar máscara em um ônibus, discutiu com passageiros, agrediu um trabalhador e foi detido, em Fernando de Noronha. A proteção é obrigatória em Pernambuco, desde março de 2020, por causa da pandemia de Covid-19.

Ana Clara Marinho/TV Globo

Turista estava no transporte coletivo da ilha

O tumulto ocorreu na noite de domingo (5). A informação foi repassada, nesta segunda (6), pelo comandante da Polícia Militar, major José Raimundo Sousa Júnior.

“Dois turistas entraram no ônibus sem máscaras. Os moradores pediram para eles colocarem a proteção. Um deles atendeu e o outro se negou. Ele disse que todos iriam pegar o coronavírus. Esse turista declarou que não estava nem aí e passou a ridicularizar os passageiros”, afirmou o major.

O comandante da PM disse, ainda, que o turista cometeu uma agressão contra um trabalhador. “Ele escolheu um trabalhador, o mais franzino do ônibus. Esse turista é alto e forte. O visitante agrediu o trabalhador que não tinha feito nada contra esse visitante, apenas pediu que colocasse a máscara”, disse o major.

Os moradores paralisaram o ônibus e a Polícia Militar foi chamada. Os PMs levaram o visitante e o rapaz agredido para a Delegacia de Noronha, na Vila do Trinta, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou, por meio de nota, que a delegacia registrou a ocorrência de “descumprimento de medida protetiva de urgência e vias de fato”.

“A vítima, um homem de 35 anos, estava dentro de um coletivo, quando o autor, um homem de 36 anos, subiu no ônibus sem fazer uso da máscara de uso obrigatório (Decreto Estadual)”, afirmou a nota.

A nota informou, ainda, que os passageiros pediram ao turista que colocasse a máscara. O visitante deu um tapa no rosto da vítima.

“O autor da agressão, a vítima e testemunhas foram levados à delegacia, onde os procedimento de praxe foram realizados”, descreveu a nota da Polícia Civil.

Questionada pelo G1, a Polícia Civil não informou se o turista que agrediu o morador de Noronha ficou preso ou se pagou alguma multa.

Outra ocorrência

A Polícia Militar também fechou um bar, no bairro da Floresta Velha, na madrugada do domingo (5). Segundo o comandante da PM na ilha, por volta da 1h50, policiais foram acionados para averiguar o funcionamento ilegal e aglomeração de pessoas em um bar.

“Recebemos a denúncia anônima e constatamos a veracidade do fato. O estabelecimento comercial estava em pleno funcionamento com aglomeração de pessoas dentro e no entorno do comércio. O fato vai contra as medidas sanitárias em vigor, como também, foi constatado que o bar não possuía alvará ou licença de funcionamento” relatou o major Sousa Júnior.

O bar foi fechado e o responsável foi levado à delegacia onde foi lacrada a ocorrência. As informações serão enviadas à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para demais providências.

As normas determinadas pelo governo do estado indicam o uso obrigatório de máscara em Fernando de Noronha. Os bares e restaurantes só podem funcionar até a meia noite. Aglomerações não são permitidas.