BioParque do Rio, que administra a área, anunciou que vai avaliar a revisão do material temático na representação do continente.
A deputada federal Taília Petrone (PSOL-RJ) pediu a retirada de estátuas de pessoas negras expostas no espaço savana africana do antigo Jardim Zoológico.
Ela afirma que a representação junto aos animais é ofensiva e constrói analogias com o exótico e a animalização.
A deputada afirma que as estátuas remetem a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações sem dignidade.
Em nota, o BioParque do Rio, que atualmente administra a área, afirmou que vai reavaliar o material.
“O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.
O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.
Diante da ponderação levantada, o Bioparque do Rio retirou as estátuas do ambiente e revisará o material temático na representação do continente Africano. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito”