Coronavírus

Vacinação para adolescentes sem comorbidades está suspensa em AL

Era por volta de 12 horas quando o governador Renan Filho (MDB) anunciou, através das suas redes sociais, a suspensão da vacinação contra a Covid-19  dos adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos, em Alagoas. O governador afirmou que está seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS).

“Estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que determinou a manutenção da imunização somente para aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades, ou que estejam privados de liberdade”, salienta o gestor Estadual da Saúde.

A determinação pegou muita gente de surpresa. Em alguns locais de vacinação, a exemplo da Justiça Federal, na Serraria, houve muito reclamação por parte dos pais, que estavam há bastante tempo na fila quando  receberam a informação de que a aplicação havia sido suspensa.

Outros pais que conseguiram vacinar os filhos mais cedo também têm dúvidas sobre a aplicação da segunda dose. “Agora estou preocupada se meu filho vai tomar a segunda dose e completar a imunização”, questiona Aparecida Boges que levou o filho de 14 anos hoje.

Após o anúncio, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a suspensão da faixa é temporária, mas ainda não respondeu às dúvidas dos pais. Uma coletiva de imprensa será realizada nesta sexta-feira para dirimir as dúvidas sobre a vacinação dos adolescentes.

Segundo a Sesau, Alagoas já vacinou, com pelo menos a primeira dose dos imunizantes 93,41% das pessoas com 35 anos ou mais. Com relação a essa mesma faixa etária, 69,66% já tomou também a segunda dose ou a vacina de dose única, ou seja, quase 70% das pessoas com 35 anos ou mais estão com o esquema vacinal completo.

Reforço

Sobre a aplicação da terceira dose da vacina, ou seja, o reforço para pessoas com 70 anos ou mais, a secretaria de saúde de Maceió disse que aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde para dar início a imunização.

 

Recentes