Celebridades

Coreógrafo de Xuxa morre; paquitas e amigos famosos lamentam

Causa da morte do uruguaio Oswald Berry, que trabalhou nos programas da Xuxa desde 1987, é preservada pela família

Berry, coreógrafo de Xuxa e paquitas, iniciou trajetória com a Rainha dos Baixinhos em 1987 (Foto: Reprodução/Instagram)

O coreógrafo uruguaio Oswald Berry, que trabalhou nos programas da Xuxa desde 1987, morreu na quinta-feira (24), em São Paulo, cidade onde morava. Ele tinha 65 anos de idade e lutava contra um câncer de fígado. Nas redes sociais, diversas ex-paquitas prestaram homenagens a ele, que acompanhava gravações de clipes e turnês.

“Berry foi ‘o cara’, o preparador das paquitas de todas as gerações! Não era só na dança. Ele estava atento a tudo, aos mínimos detalhes. Às vezes, na minha carência e insegurança, eu achava que ele implicava comigo, que ele não gostava muito de mim, mas ele era exigente mesmo, era o papel dele naquele contexto todo. E eu queria muito a aprovação dele (risos). Quando depois ele sorria pra mim e me abraçava eu já esquecia tudo! Ahhh Berry, obrigada por tudo. Vai em paz, amigo. Luz!”, escreveu a atriz Bárbara Borges, que integrou o time de paquitas entre 1995 e 1999.

Andrea Veiga, que integrou a primeira geração de paquitas, comentou o assunto na noite de quinta. “Acabei de saber da passagem do Berry. Ele foi nosso coreógrafo por muitos anos! Que ano difícil! Essa foto foi tirada na Espanha, onde gravamos por um mês! Vai com Deus amigo!”, postou. A notícia abalou também Marlene Mattos: “Vai com Deus, parceiro. Vou ficar com saudades”.

Berry acompanhou gravações de diferentes programas comandados por Xuxa na TV Globo, entre eles Xou da Xuxa, Xuxa Hits, Xuxa Park e Planeta Xuxa. Além do trabalho com a eterna Rainha dos Baixinhos, o coreógrafo tinha boas relações no meio artístico. Seu mais recente trabalho foi com coreógrafo da dupla de palhaços Patati Patatá.

A atriz Flávia Monteiro, também icônica nos anos 90 por estrelar Chiquititas, lamentou a morte de Berry ao saber da notíciia por Andréa Veiga: “Que triste notícia. Amaaaaaava o Berry. Pensei nele outro dia”.