A polêmica sobre a atuação da empresa Veleiro em Maceió e região Metropolitana continua. Uma campanha foi lançada hoje para arrecadar cestas básicas para os rodoviários da viação que estão com três meses de salários atrasados e sem ticket alimentação.
A campanha está sendo apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro). A categoria montou um ponto de arrecadação em frente à garagem da Veleiro, das 5 às 17h.
O sindicato lembra que os problemas que cercam a empresa vão além das questões salariais. Os trabalhadores reclamam que estão circulando em veículos sucateados, com registros frequentes de viagens interrompidas e suscetíveis a acidentes, como o que ocorreu no início da semana na Ladeira dos Martírios, no Centro de Maceió, que por pouco não terminou em tragédia.
Veja o exato momento do acidente, captado por câmeras de videomonitoramento da SMTT:
Hoje pela manhã a SMTT esclareceu que são realizadas vistorias anuais nos ônibus da empresa que operam na capital e integram o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), caso estes veículos tenham idade inferior a cinco anos.
Ainda segundo a SMTT, este ano foram descadastrados 39 veículos da Veleiro devido a má condição de circulação, restando apenas 27 ônibus da frota em circulação. Esse número é ainda menor quando se trata da frota que atende à região Metropolitana. Esta começou com 46 veículos e atualmente circulavam apenas 20.
Sobre as responsabilidades em relação ao transporte coletivo intermunicipal, a SMTT lenbra que este é um serviço público de competência do Estado.
O Alagoas24Horas não recebeu nota da empresa Veleiro.