Ação ocorre das 8h às 16h e visa contribuir para estabilizar o estoque de sangue do hemocentro
Além de receber doações de sangue em sua sede, a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz a captação de voluntários nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde. E nesta quarta-feira (29), a Unidade Móvel do órgão estará das 8h às 16h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmeira dos Índios, situada na Avenida Muniz Falcão.
Por meio desta ação, o Hemoal Arapiraca facilita o acesso à doação de sangue para os palmeirenses e os moradores dos municípios vizinhos, como Igaci, Estrela de Alagoas, Quebrangulo e Belém. Com isso, o hemocentro mantém estabilizado o estoque de hemocomponentes para suprir a demanda do Hospital Regional Santa Rita e da Maternidade Santa Olímpia, que atendem os moradores da VIII Região de Saúde, que contempla oito municípios.
“A missão do Hemoal Arapiraca é assegurar sangue em quantidade e com qualidade para atender a demanda de transfusões dos hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para isso, além de atendermos em nossa sede, temos percorrido os municípios, possibilitando que as pessoas possam doar sangue, além de garantir que tenhamos hemocomponentes para atender a quem precisar”, salientou a supervisora do órgão, Aurélia Fernandes.
Critérios para Doação – E para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário possa seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, além de estar usando máscara, é necessário ter boa saúde, no mínimo 16 anos de idade, pesar, 50 quilos ou mais e estar portando um documento de identificação com foto.
O voluntário também não deve ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Recomenda-se comparecer alimentado ao Hemoal ou ao posto de coleta externa e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para àquelas que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.
Covid-19 – Se o candidato à doação foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Contudo, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos 14 dias subsequentes, não apresentar sintomas da Covid-19, poderá se candidatar à doação de sangue.
No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.