Futebol

Brasil domina Libertadores e Sul-Americana com finais caseiras e repete o que só ingleses conseguiram na Europa

O Brasil domina o futebol sul-americano em 2021. Nesta quinta-feira (30), o Athletico-PR confirmou sua classificação para a final da Copa Sul-Americana e, agora, as quatro equipes finalistas dos torneios de clubes do continente serão brasileiras.

Enquanto Flamengo e Palmeiras protagonizam a final da Conmebol Libertadores em 27 de novembro, a Sul-Americana terá o Red Bull Bragantino como adversário do Furacão de decisão no dia 20 do mesmo mês, ambas no estádio Centenário, em Montevidéu.

Na América do Sul, isto é algo sem precedentes. Antes, a Libertadores teve finais ‘caseiras’ em outras quatro ocasiões. Na Sul-Americana, somente em 2020. Finais nacionais ainda ocorreram outras três vezes em cada uma das extintas Mercosul e Supercopa.

Quatro finalistas do mesmo país no mesmo ano, porém, foi algo só visto antes na Europa, na temporada 2018/19. Naquele ano, Liverpool e Tottenham na Champions League e Chelsea e Arsenal na Europa League representaram a Premier League nas decisões.

Além do fato histórico, a classificação ainda vale um fator extra para o Brasileirão. Agora, nove equipes do país estarão garantidas na próxima edição da Libertadores.