Brasil

Bombeiros são acionados para atender tatu em trabalho de parto

Em 24 anos de trabalho como bombeiro, Wilson Vicente Ferreira, que atendeu o resgate, diz nunca ter visto um filhote de tatu.

Os animais devem ser reintroduzidos à natureza em breve. — Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Uma ocorrência no mínimo inusitada fez com que o Corpo de Bombeiros se mobilizasse para resgatar um tatu e seu filhote, recém-nascido, do quintal de uma casa na Vila Crepúsculo II, na cidade de Amambai, distante 360 quilômetros de Campo Grande.

Na tarde de ontem (4), o morador da casa chamou os militares depois de perceber que o tatu tinha dado à luz no seu quintal. O filhote aparentava estar bem, mas a mãe tinha ferimentos que teriam sido causados por ataques de cachorros na vizinhança.

Os bombeiros levaram mãe e filhote até uma clínica veterinária que atende animais resgatados voluntariamente. Apesar de volta e meia serem chamados pela população para o resgate de animais silvestres, o episódio de ontem foi inédito para a corporação.

“Eu nunca vi, primeira vez que eu vejo um filhote de tatu, eu tenho 24 anos de bombeiro e nunca tinha visto”, comenta o subtenente do Corpo de Bombeiro, Wilson Vicente Ferreira.

Médico veterinário, Ednor Bampi que deu os primeiros atendimentos aos bichinhos. “Ela é uma tatu fêmea, da espécie peba. Eu mediquei, porque ela estava machucada, cachorro andou mordendo atrás e ela tinha uma lesão na cauda”, descreve o veterinário.

O animal recebeu anti-inflamatório e antibiótico, além de água e alimento. Já o filhote, como aparece no vídeo, está saudável e conseguiu mamar.

Mãe e filhote vão seguir monitorados e devem ser devolvidos à natureza nos próximos dias.