Projeto musical traz dois shows consecutivos no Teatro Deodoro, nos dias 12 e 13 de outubro
O Jazz Panorama ao Vivo há mais de 3 anos passou a fazer parte da programação cultural de Alagoas. Trouxe aos palcos alguns dos melhores espetáculos de música instrumental já vistos pelo público local. Com a pandemia e as restrições a realização de eventos, teve sua sequência de shows interrompida desde fevereiro de 2020. Para compensar o seu fiel público por esse hiato, o projeto volta com uma programação especial, com dois shows em sequência, que acontecerão nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, respeitando todas as recomendações sanitárias vigentes no Estado. Nessa retomada, o Jazz Panorama ao Vivo trará atrações de peso: no dia 12 de outubro, o saxofonista Derico Sciotti, acompanhado do Clube do Jazz Maceió. No dia 13 de outubro, saxofonista Marcelo Martins e o Clube do Jazz Maceió são as atrações, com a abertura do show feita pelo grupo de cantoras alagoanas The New Stars.
SOBRE O JAZZ PANORAMA
O Jazz Panorama ao Vivo traz ao palco o mesmo formato didático e informativo do programa Jazz Panorama, apresentado há mais de 30 anos no rádio por Juan Maurer. Os números musicais são intercalados pelas intervenções do apresentador citando informações técnicas e fatos históricos relativos às composições e notas sobre seus autores e os intérpretes que estarão no palco. O projeto Jazz Panorama ao Vivo tem a curadoria de Maurer e a direção musical do contrabaixista Felix Baigon. Os espetáculos são apresentados sempre com a participação do grupo Clube do Jazz Maceió que traz convidados de renome da música instrumental brasileira.
DERICO SCIOTTI DE VOLTA A MACEIÓ
Derico volta ao Jazz Panorama ao Vivo neste dia 12 de outubro, no Teatro Deodoro. Sua primeira apresentação no projeto, em fevereiro de 2019, foi um sucesso absoluto de público, ocasionando inclusive a abertura de uma sessão extra, também com casa lotada.
Profissional desde os 11 anos de idade, Derico começou seus estudos de música clássica aos 5 anos. Paralelamente à sua carreira erudita, Derico Sciotti se desenvolveu também em outros estilos musicais como jazz, blues e música experimental. Como multi-instrumentista, colaborou e trabalhou com vários artistas como Dominguinhos, Diana Pequeno, Trovadores Urbanos, Ana de Hollanda, Chico César, Eliete Negreiros, além de participar com o Grupo Ânima de shows com Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti e Itamar Assumpção. Em 1990, Derico foi convidado a participar das gravações como saxofonista e flautista do Quinteto do programa do entrevistador e humorista Jô Soares e permaneceu como componente da banda até a sua última temporada em 2016. Este trabalho o possibilitou tocar com músicos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Stacey Kent, Ian Anderson, Ray Conniff, Randy Crawford, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Raul de Souza, e Ed Motta.
No seu novo espetáculo no projeto Jazz Panorama ao Vivo, Derico estará na companhia do Clube do Jazz Maceió, com Felix Baigon no contrabaixo, Allysson Paz na bateria e Jailson Britto no sax. Também estarão presentes os músicos convidados Ricardo Lopes, na guitarra, Luizinho Assis no piano e Almir Medeiros na flauta e saxofone. A abertura do show terá a participação dos músicos Bruno Berle e Flora Uchoa.
SOBRE MARCELO MARTINS
Natural de Niterói, Rio de Janeiro, Marcelo Martins já tem sua carreira musical firmada desde a infância. Aos 8 anos iniciou seus estudos na Orquestra Típica La Salle. Depois cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro e depois se aperfeiçoou com os professores Sérgio Benevenuto, Blas Rivera e Vittor Santos.
Durante sua trajetória, Martins vem trabalhando com grandes nomes da música brasileira e internacional, entre eles Djavan, Antônio Adolfo, César Camargo Mariano, Eumir Deodato, Airto Moreira & Flora Purim, Ed Motta, Gilberto Gil, João Bosco, Leila Pinheiro, Moacir Santos, Marcos Valle e Ivan Lins. Em 2013, lançou o CD solo “Do Outro Lado”, eleito pela crítica como um dos melhores álbuns do ano. Atualmente Marcelo Martins integra a Orquestra Atlântica, da qual é co-fundador, saxofonista, arranjador e compositor. Martins também vem atuando como professor em oficinas de saxofone em festivais de música, inclusive dará um workshop em Maceió, como parte da programação do Jazz Panorama.
Marcelo Martins se apresentará no Jazz Panorama ao Vivo no dia 13 de outubro, também acompanhado do Clube do Jazz Maceió, com Felix Baigon no contrabaixo, Allysson Paz na bateria, Jailson Britto no sax, Rony Ferreira no trombone, Beto Ferreiro no trompete e presença de Everaldo Borges também no sax. A abertura do espetáculo terá a participação de Ana Galgani e as cantoras alagoanas do The New Stars, grupo composto por LoreB, Llari Gleiss e Andréa Laís, com um repertório de Bossa Nova.
Esse retorno do projeto Jazz Panorama ao Vivo foi possível graças ao apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO:
Jazz Panorama ao Vivo – Edição Especial