Nesta quarta-feira (27), em jogo atrasado da rodada 23 do Brasileirão, Bahia e Ceará ficaram no 1 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo marcou confronto direto entre as duas equipes, que estão na segunda metade da tabela e ainda lutam contra o rebaixamento na competição.
No primeiro tempo, o Bahia fez valer o mando de campo e chegou mais vezes com perigo que o Ceará, que também não deixou de assustar o goleiro Danilo Fernandes. Gilberto, Nino Paraíba e Juninho Capixaba (2x) tiveram as melhores chances na etapa inicial.
O Tricolor de Aço também teve maior posse de bola (51% contra 49%), mais finalizações (7×5) e inclusive escanteios (6 contra 1). O Vozão levou a melhor somente nos desarmes (12 contra 6).
E foi somente no segundo tempo que as duas equipes conseguiram tirar o zero do placar. Aos 9 minutos, Stiven Mendoza balançou as redes após bela jogada, que contou com tabelinhas com Vina e Jael. O colombiano inclusive fez valer a famosa “lei do ex”, já que atuou no Bahia em 2017.
Os visitantes, porém, mal tiveram tempo para comemorar. Isso porque três minutos depois, aos 12, o artilheiro do Bahia Gilberto deixou tudo igual na Fonte Nova.
O camisa 9 tabelou e arriscou de fora da área, marcando um bonito gol em Salvador e marcando o 1 a 1 no placar.
No fim do jogo, o atacante do Ceará Cléber ainda foi expulso de forma relâmpago. Um pouco mais de 10 minutos após entrar em campo, no lugar de Jael, o jogador levou dois cartões amarelos em sequência e foi expulso.
Situação do campeonato
Com o empate, o Bahia foi a 32 pontos e segue fora do Z-4 em 15º. A distância para o Juventude, 17º colocado, é de três pontos no momento.
O Ceará, por sua vez, vem logo na frente, em 14º com 33 pontos, e tem uma “gordurinha” maior em relação à zona de rebaixamento.
Gilberto marca mais um e se isola na artilharia do Brasileirão
O camisa 9 do Bahia chegou ao 12º gol na competição nesta quarta e se isolou na artilharia da disputa. Nos últimos cinco jogos pelo Tricolor de Aço no Brasileirão, o centroavante marcou três gols.
Bahia amplia invencibilidade, e Ceará mantém ‘seca’
Enquanto o Bahia chegou ao 5º jogo seguido sem derrota no Brasileirão (3E e 2V), o Vozão não sabe o que é vencer há sete jogos. O último triunfo aconteceu há mais de um mês, sobre a Chapecoense, na rodada 22.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo no sábado (30), às 19h15, e faz confronto direto contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na parte de baixo da tabela.
Já o Ceará, tem compromisso contra o Fluminense, na Arena Castelão, no domingo (31), às 16h.