Brasil

Depósito de gás pega fogo e moradores relatam janelas quebradas e caixas d’água derretidas

Um depósito de gás pegou fogo nesta manhã de quarta-feira, na altura do número 1378, na Rua Saquarema, na Vila Leopoldina, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até o momento, não há informações sobre feridos. A área próxima do depósito está interditada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado e não há mais risco de outra explosão.

Vizinhos ao depósito precisaram sair das suas casas por causa do estrago que o incêndio causou. Alguns moradores tiveram prejuízo, como vidros das janelas quebradas, caixas d’água derretidas e paredes rachadas, conforme mostrou o “Bom Dia Rio”, da TV Globo. Pelo menos dez caminhões que estavam dentro do depósito e outros quatro carros que estavam estacionados do lado de fora foram incendiados, de acordo com o jornal.

A casa do marcineiro Luiz Claudio Cruz, de 59 anos, onde ele mora com outras nove pessoas no quintal, fica ao lado do depósito. Ele conta que o fogo se alastrou rápido e deixou muitos prejuízos, como dois ar-condicionados e duas máquinas de lavar completamente destruídas.

Reprodução/TV Globo

Reprodução

— Foi muito rápido. Eu estava dormindo quando me acordaram. Em poucos minutos, o fogo já tinha tomado conta de tudo. Não consigo entrar para ver o que perdi do lado de dentro, mas de fora já conseguimos ver que perdemos ar-condicionados, máquina de lavar e as caixas d’água — conta ele, que também fala sobre o depósito: — Esse depósito é novo, deve ter uns cinco anos. Já aconteceu foi problema como ele, como assaltos.

Outra moradora disse ao Bom Dia Rio que o transtorno também a impede de ir ao trabalho:

“Tem pessoas passando mal. Ninguém vai poder ir trabalhar. Todo mundo está tentando entrar em contato com seus trabalhos para avisar que não vai dar para ir. Nós não sabemos agora como vai ser, quando vai ser liberado para a gente entrar em casa”.

Segundo o major Carlos Mohr, subcomandante do quartel de Duque de Caxias, que está no local, até o momento, não há informações sobre como o incêndio começou.

“Nossa maior preocupação é controlar as chamas, ainda não é possível afirmar como o fogo começou. Não é possível avaliar se o funcionamento e armazenamento estava acontecendo da forma correta. Nossas equipes estão fazendo a avaliação, se havia documentação ou não”, explica o major à TV Globo.

Nas redes sociais, os moradores relataram momentos de desespero com a explosão.

“Foi desesperador, muito barulho, janela tremendo”, postou uma moradora.

Outro morador diz que deu para sentir o calor das chamas do local onde mora.

“Acordar de manhã com essas notícia do depósito pegando fogo foi desesperador. Dava para sentir o calor do fogo aqui do morro”, relata.

“Dava para ver os botjiões voando no meio do fogo, muito barulho de explosão”, diz outro relato.

O Corpo de Bombeiro de Duque de Caxiais foi acionado às 04h35, e equipe dos quartéis de São João de Meriti, Campos Elísios, Nova Iguaçu, Catete, Irajá e Grajaú estão no local.

Em nota, a empresa Supergasbras, dona do depósito, diz que o local é autorizado, e que dará todo o suporte necessário para a revenda autorizada. A companhia ainda esclarece que segue rígidos padrões de segurança em todas as suas operações e que orienta a sua rede de revendas sobre tal importância.