Justiça

Associação de Juízes Federais visita complexo penitenciário e analisa oferta de cursos a apenados

O juiz federal Rafael Wolff, da Segunda Vara de Sant’ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, acompanhado do vice-diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, José Donato de Araújo Neto, visita o complexo penitenciário local, às 10h desta quinta-feira, 4, com o objetivo de verificar a possibilidade de implantação do projeto Ajufe por um Mundo Melhor. A iniciativa é da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e tem o objetivo de oferecer cursos de qualificação para a população carcerária.

O magistrado explica que o projeto surgiu da dificuldade que se tem em destinar valores da conta da entidade que reúne juízes de todo o País, motivo pelo qual firmou parceria com um instituto sem fins lucrativos para a oferta de cursos online. “Os valores são restritos e tentamos ao máximo utilizá-los da melhor forma possível, o que é bem complicado, por vezes”, justifica ele.

A Ajufe firmou convênio com o Instituto Mundo Melhor (IMM). “Caso haja uma estrutura mínima de funcionamento, serão ofertados cursos dos mais variados formatos, com duração de 4 a 12 horas e temas, a exemplo de informática, economia doméstica e saúde, por exemplo, certificados pela Unopar, de sorte a permitir a remição de pena pelo estudo”, acrescenta o juiz federal Rafael Wolff.

O projeto Ajufe por um Mundo Melhor funciona no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Maranhão. “Estamos honrados com o interesse de Alagoas em contar com a iniciativa”, finalizou o magistrado. Os cursos ofertados podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.institutomm.com.br/ava_2019.pdf