Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, participou da solenidade de abertura da ação conjunta
A Polícia Militar de Alagoas está participando da segunda fase da Operação Alagoas II, que está sendo coordenada pelo Exército Brasileiro na Capital alagoana até a manhã desta sexta-feira (05). O início da ação foi marcado pelo Apronto Operacional ocorrido no pátio de formatura do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI Mtz), no bairro do Farol, em Maceió.
O Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, participou da solenidade, que foi presidida pelo Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, e acompanhada também pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.
Além da PM e do Exército Brasileiro, outros 13 órgãos municipais, estaduais e federais vocacionados à saúde, segurança pública, defesa civil e inteligência, estiveram presentes na solenidade apresentando seus materiais e recursos humanos que serão utilizados durante todo o exercício de simulação da Defesa Civil.
Após o apronto operacional, os representantes das agências envolvidas na Operação participaram de uma reunião, no auditório do 59º BI Mtz, para coordenar o desenvolvimento das situações simuladas que estão acontecendo em pontos específicos do bairro do Pinheiro e áreas circunvizinhas.
A Operação Alagoas II é um exercício de apoio à Defesa Civil que visa estabelecer uma pronta resposta às mais diversas situações de calamidade pública. Desenvolvida no contexto da Operação Guararapes, um exercício de Operações Militares, conduzido pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), vocacionada para manutenção da operacionalidade das tropas com foco na garantia da Soberania Nacional e na Integridade Territorial, com ações de ações de Defesa Externa, nas Operações Interagências e na Ajuda Humanitária.
Também participaram da solenidade de o Vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa; o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Joiro Araújo; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Coronel André Madeiro; bem como integrantes dos órgãos envolvidos.