Polícia

PM registra prisões por posse ilegal de arma de fogo e embriaguez ao volante em Maceió

Três veículos foram recuperados durante ações distintas na Capital e em Arapiraca; Prisões por tráfico e violência doméstica também foram registradas

Durante ações distintas, guarnições da Polícia Militar registraram uma prisão por Posse ilegal de arma de fogo e outras três prisões por embriaguez ao volante em Maceió. Após uma denúncia recebida pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), as equipes Canil 01 e 02, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), se dirigiram até uma residência do conjunto Jardim Royal, no bairro Cidade Universitária, na noite dessa sexta-feira (06).

Ao chegar ao local, os militares informaram ao dono do imóvel sobre a denúncia e obtiveram dele a autorização para realizar a busca domiciliar. Durante a averiguação, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e 10 munições no guarda-roupas do infrator, que logo assumiu a propriedade do material ilícito. Diante dos fatos, o homem de 44 anos foi então encaminhado à Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, e autuado conforme a legislação vigente. Depois, ele pagou fiança e foi liberado pela autoridade policial.

Ainda pela noite, mas no bairro São Jorge, a guarnição Rotram 01, pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) prendeu um homem de 40 anos após constatarem que ele estava conduzindo um Fiat Toro, de cor branca, após ingerir bebida alcoólica. Ele chegou a colidir com a viatura durante a tentativa de estacionar o veículo. O infrator se recusou a fazer o teste do etilômetro, no entanto, dada a situação apresentada, ele foi levado à Central I, onde foi lavrado um Termo de Constatação de Embriaguez (TCE) junto à Polícia Judiciária.

As outras duas prisões por Embriaguez ao volante foram registraram pelo BPTran durante ações da Operação Lei Seca, que é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) e se estenderam até a madrugada deste domingo (07). As fiscalizações ocorreram na parte baixa da Capital, principalmente nas Avenidas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Antônio Gomes de Barros, no bairro de Jatiúca.

Os dois condutores foram presos após realizarem o teste do bafômetro e obterem resultado de 43 e 55 miligramas de álcool por litro de ar alveolar (mg/L), respectivamente. Os infratores tinham 42 e 38 anos de idade. O mais novo é um turista do estado do Rio de Janeiro.

As abordagens da operação também registraram outros seis flagrantes de situação de alcoolemia, sendo duas a partir de testes positivos que chegaram a 0,26 e 0,31 de mg/L de álcool e quatro recusas ao teste, ambas com sanções administrativas. Lembrando que apenas só se o resultado do teste ultrapassar o valor de 0,33 mg/L será considerado crime de trânsito e consequentemente poderá haver a prisão em flagrante. No total, foram 18 autos de infrações lavrados.

Veículos recuperados

Equipes da PM também conseguiram recuperar três veículos que tinham sido tomados de seus proprietários nesse sábado. Na Capital, o Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) encontrou uma Honda CG 125 Fan, de cor preta, abandonada no bairro Cidade Universitária após denúncias.

Já o 4º Batalhão da PM encontrou uma Yamaha Fazer 250, de cor azul, nas mesmas condições, mas no bairro Gruta de Lourdes. Outra Honda CG 125 Fan, de cor preta, foi encontrada abandonada pelo 3º BPM na estrada que dá acesso ao Povoado Carrasco, na Zona Rural de Arapiraca. Todas as três motos foram levadas à delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis junto à Polícia Civil.

Outras ocorrências

A PM também registrou a apreensão de duas gramas de maconha e R$ 9.545,00 dentro da casa de uma mulher no bairro do Feitosa, em Maceió. Ela foi levada à Central I após confessar aos militares do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) que ajuda o companheiro, que está recluso no Sistema Prisional, no tráfico de entorpecentes e ficou à disposição da Justiça.

Também houve a prisão de cinco homens por Lesão Corporal com base na Lei Maria da Penha. As ocorrências foram registradas por equipes da Companhia de Comando e Serviços (CCSv), que estavam numa viatura do Programa Força Tarefa; do BPGd e do 3º Batalhão da PM, nos municípios de Maceió (bairros Pajuçara e Cidade Universitária), Arapiraca (bairros Planalto e Primavera) e Coité do Nóia (Zona Rural). Ambos foram levados à delegacia e autuados.