Unidades Maceió e Arapiraca funcional todos os dias para distribuir sangue às unidades de saúde
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar em horários especiais durante o feriadão da Proclamação da República. A Unidade Maceió, situada no bairro Trapiche, abre no sábado (13) e na segunda-feira (15), das 7h30 às 17h; já a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, abre no sábado (13), das 7h30 às 16h, e estará fechada para doação de sangue na segunda (15).
Na terça-feira (16), após o feriadão, as Unidades Maceió e Arapiraca retornam aos seus horários convencionais, respectivamente das 7h às 18h e das 7h às 17h. Já o Posto de Coleta do Farol, situado no Hospital Veredas, que funciona exclusivamente às terças e quintas-feiras, estará aberto das 7h às 17h para captar doações de sangue.
Segundo a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, os voluntários que comparecem aos postos de coleta para doar sangue, devem portar um documento de identificação oficial e original com foto. Ela também ressalta que é necessário estar usando máscara, ter peso igual ou superior a 50 quilos e, no mínimo, 16 anos de idade. “No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação oficial e original deles”, informa.
Já os candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, não podem doar sangue permanentemente. Com relação às gestantes e lactantes, estão proibidas de doar sangue neste período, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS). Para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses.
Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já as pessoas que tiveram apenas contato com infectados, mas, não apresentaram sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, podem realizar a doação de sangue normalmente.
“Se o candidato à doação de sangue tiver sido vacinado contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac, deve respeitar um intervalo de 48 horas. Já se os imunizantes recebidos foram a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de 7 dias, segundo determinação do Ministério da Saúde (MS).