O deputado estadual baiano João Paulo Santos de Santana, também conhecido como Pastor Isidório Filho (Avante), morreu aos 29 anos na quinta-feira (11) após se afogar na Praia de Loreto, em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador (BA).
A morte foi confirmada pela assessoria de comunicação do deputado e também comentada nas redes sociais do pai, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA).
Segundo nota publicada no perfil do parlamentar, João Isidório Filho estava o lado da mãe e de um primo e faleceu em consequência de um “acidente náutico”.
O velório do deputado acontece na manhã desta sexta-feira (12) na Área de eventos da Fundação Dr. Jesus, organização social destinada a tratamento de dependentes químicos fundada pelo pai em Candeias, na Bahia. O enterro será realizado às 15h no Cemitério Caboto, na mesma cidade.
João Isidório Filho cumpria seu primeiro mandato parlamentar como o deputado estadual mais votado da Bahia nas eleições de 2018. Ele também era coordenador da Fundação Dr. Jesus.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou luto oficial por três dias no estado e cancelou agenda prevista em Ilhéus nesta sexta. Pelas redes sociais, Costa lamentou a morte do deputado.
“A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química. A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente”, escreveu.
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) também decretou luto oficial por três dias em homenagens ao deputado.
“É mais um golpe muito duro nestes tempos de luto. João era um companheiro muito leal, discreto, mas com um trabalho social de largo alcance em Candeias, com a ressocialização de usuários de drogas, em parceria com o seu pai, o deputado federal Sargento Isidório. A morte é sempre dolorosa, mas, quando alcança um jovem de 29 anos, é pura crueldade”, declarou o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD).
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), solidarizou-se com a família de João Isidório em um comunicado público nas redes.
“A morte prematura do deputado João Isidório, filho do também deputado Pastor Sargento Isidório, foi uma tragédia. Lamento o acontecido e me solidarizo com a família e os amigos. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de profunda dor”, escreveu.