Futebol

Flamengo: por que cavalos são tão importantes na história de Arrascaeta

Menos de 10 quilômetros separam o Estádio Centenário, palco da final da Conmebol Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, e o Hipódromo Nacional de Maroñas. Único uruguaio do elenco rubro-negro, Giorgian De Arrascaeta conhece bem os dois lugares. Se acostumou, claro, a brilhar no campo de futebol, mas poderia muito bem estar correndo nas pistas de cavalos.

A ligação de Arrascaeta e os cavalos está guardada em Nuevo Berlín, cidade a cerca de 400 quilômetros de Montevidéu, na divisa com a Argentina. É lá que vive até hoje a família do meio-campista. Seu pai, Alfredo, foi jóquei por 35 anos, mais tempo do que a própria idade do filho, de 27.

Foi a paixão por cavalos, inclusive, que o fez batizar Arrascaeta como Giorgian. “Quando eu corria, tinha um cavalo que tinha muita dignidade e se chamava Giorgian. Quando a gente precisava, era sempre o primeiro. Por isso, coloquei o nome nele”, contou, à ESPN Brasil.

Arrascaeta herdou esse carinho pelo hipismo. Na perna direita, por exemplo, a mesma que o torcedor do Flamengo espera que a lesão na coxa já esteja totalmente curada para sábado, o uruguaio tem uma tatuagem, na panturrilha, de um jóquei em um cavalo.

Poderia ser ele mesmo, aliás, não fosse uma queda sofrida pelo pai quando o então hoje jogador era criança. “Depois que eu tive a fratura, ele tinha 5 ou 6 anos, ele não quis mais andar de cavalo”, lembrou Alfredo. A mãe, Victoria Benedetti, agradeceu. “São bastante perigosos”.

O resto da história é conhecido. Sem andar a cavalo, Giorgian De Arrascaeta virou jogador de futebol no Uruguai. Surgiu no Defensor Sporting, defendeu o Cruzeiro e chegou ao Flamengo, em 2019.

Já em Nuevo Berlin, ainda há um outro Giorgian, um novo cavalo da família Arrascaeta, que também é treinado para se tornar um grande campeão. Neste sábado, porém, as atenções e torcidas estarão todas com o Flamengo. O recado de sua mãe não deixa qualquer dúvida:

“Giorgian, você sabe que daqui sempre te acompanho firme. Se Deus quiser, vamos em frente, e te juro: você vai fazer um gol e vamos ser campeões com o Flamengo. Força, filho. Te amo muito”.