Maceió

Por falta d’água: manifestantes bloqueiam trecho da Avenida Fernandes Lima

Cortesia

Cortesia

Manifestantes bloqueiam um dos sentidos da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, principal corredor viário de Maceió. O protesto é realizado por manifestantes que estão sem acesso ao abastecimento de água por parte da empresa BRK Ambiental por aproximadamente 30 dias.

Os locais atingidos pela falta d’água são os conjuntos Aprígio Vilela, Santa Maria e Eustáquio Gomes, no bairro da Cidade Universitária, todos abastecidos pela Sistema Viação, cuja adutora sofreu rompimento no último mês. O desabastecimento já resultou na suspensão do pagamento das faturas, mas os moradores exigem a normalização no fornecimento de água.

O trecho bloqueado pelos manifestantes está localizado em frente ao antido Shopping Cidade, onde funcionam alguns escritórios da concessionária. Os populares cobram o restabelecimento da água na região. O trânsito é caótico no sentido Tabuleiro/Centro.

BRK

A BRK não tem medido esforços para minimizar os transtornos ocasionados pelo rompimento da adutora do Sistema Aviação, operado pela Casal. Diante dessa situação emergencial, a concessionária triplicou o número de caminhões-pipa disponibilizados à população e montou uma força-tarefa – que funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados – para garantir o abastecimento de unidades de serviços essenciais e clientes prioritários diariamente.

Caixas de água comunitárias foram espalhadas pelas regiões mais sensíveis, um comitê interno foi designado especificamente para atender às regiões afetadas e a interação com as lideranças comunitárias foi intensificada por meio de um canal de comunicação direto. Além disso, a empresa tem divulgado a situação de forma ampla junto à imprensa e às comunidades e se colocado à disposição da população para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a este e outros temas.

O Sistema Aviação, responsável por conduzir a água tratada ao reservatório da BRK para a distribuição à população, passa por uma obra de alta complexidade, que deverá ser concluída até a segunda quinzena deste mês. A BRK tem prestado todo o apoio à Casal e assumiu, inclusive, o investimento e a engenharia da obra para que o problema seja resolvido o mais breve possível.