Meio Ambiente

Depois do transbordamento de esgoto, IMA divulga pontos próprios para banho no litoral alagoano

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia de Japaratinga

Com a previsão de sol para o fim de semana, alagoanos e turistas devem aproveitar os dias de lazer em uma das praias do litoral. No entanto, os banhistas devem ficar atentos a qualidade da água antes de um bom mergulho.

Esta semana, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) avaliaram 66 pontos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi, nos dias 05 e 06 deste mês. O resultado das análises apontam que 55 trechos estão liberados aos banhistas e 11 devem ser evitados.

No litoral sul, das 23 áreas avaliadas, apenas o trecho que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, está inadequado para banho. Em Maceió, sete pontos, distribuidos entre as praias de Jatiúca, Cruz das Almas, Avenida e Pontal da Barra, estão impróprios para banho. Já no litoral norte, os banhistas devem evitar três áreas da praia de Maragogi.

A recomendação do IMA é que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.

Esta semana, o órgão ambiental concluiu as análises das amostras em galerias pluviais na orla de Maceió. De acordo com o documento, as amostras colhidas na Ponta Verde, nas imediações do Lopana, apresentavam 18.000 NPM de Escherichia coli por 100 mL, sendo 2.000 por 100 mL o máximo permitido pela resolução Conama Nº 274/200 para considerar uma praia como própria para banho. Na região da Jatiúca, ainda em frente ao Habib’s, o resultado foi de 7.000 NPM por 100 mL.

Desta forma, os relatórios do Laboratório de Estudos Ambientais concluem que as duas galerias pluviais estavam lançando efluente sanitário no mar.

Confira AQUI os pontos próprios e impróprios para banho