Futebol

Arboleda, ‘reforços que sintam a derrota’, nova arritmia cardíaca… Muricy responde tudo sobre bastidores do São Paulo

Após vazar áudio em que dizia que deixaria o São Paulo ao lado do técnico Rogério Ceni, o coordenador de futebol do Tricolor, Muricy Ramalho, concedeu entrevista ao canal de YouTube “Arnaldo & Tironi” e recuou na fala, assegurando que continuará em seu cargo.

Na conversa com os jornalistas, Muricy também falou sobre vários outros temas importantes, inclusive revelando que sofreu recentemente uma nova arritmia cardíaca durante a luta da equipe do Morumbi contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O dirigente comentou sobre como está sendo a procura “criativa” por reforços para 2022, já que o time tricolor está em situação financeira complicada, e salientou que a busca será por atletas que “sintam as derrotas como o torcedor sente”.

Muricy ainda falou sobre a complicada renovação de contrato com o zagueiro Arboleda, cujo vínculo com o São Paulo acaba no meio do ano que vem.

Confira os principais trechos da entrevista:

“A gente não tem dinheiro para comprar um jogador”

Estamos pensando no ano que vem, estamos aqui (no CT da Barra Funda) desde manhã conversando disso. Claro (que Muricy e Rogério ficam nos cargos). A gente tem um compromisso com o São Paulo. É difícil dizer não para um clube que é nosso desde pequeno, meu e do Rogério, chegamos aqui ainda garotos. E de manhã a gente se entusiasma, porque a gente estava com muitas dúvidas, né?

Mas o que foi legal é que desde manhã a gente viu muitos vídeos, porque estamos atrás de bons reforços. A verdade é que a gente não tem dinheiro para comprar um jogador, então a gente tem que ser criativo, buscar jogadores livres no mercado, que a gente não precisa comprar, só pagar o salário. Então, para isso a gente tem que ver muitos jogadores, cansamos de ver vídeos hoje, temos que ver mais amanhã, de tipos de jogadores que o Rogério quer e gosta.

Isso é importante de falar, porque às vezes o treinador pede um jogador e a gente não tem condições de trazer, então a gente vai atrás de atletas parecidos com o que ele pensa. Então, hoje foi dia de ver jogadores que ele queria, do perfil que ele queria. A gente teve uma primeira conversa de planejamento, sabemos que estamos atrasados, mas é pelo momento que a gente estava passando.

Não dava para pensar em planejamento de 2022 com aquela briga louca para não cair, porque é loucura. Então, a gente está sentado e pela primeira conversa… Claro que vai depender muito dos negócios que estamos vendo, o presidente está buscando recursos, estamos conversando com empresários, procuradores, clubes. A gente ficou animado com essa primeira conversa.

Arboleda vai renovar?

Nós estamos conversando com o Arboleda faz tempo, muito tempo. Não é de agora, porque a gente sabe a dificuldade que é conversar com um jogador desse nível, com o que ele vem entregando em campo. Está entregando muito, é um jogador super importante dentro e fora de campo, um cara que todos gostam, faz um grande ambiente. Mas envolve aquela coisa de dinheiro, e isso sempre pega…

É um negócio demorado, não é tão simples, porque a quantia (para renovar) não é pouca. É um contrato longo. Mas é um jogador que a gente está conversando há muito tempo, eu mesmo falo com ele, digo “vamos acertar isso”, porque está arrastando há um tempo.

A gente tem esperança (de renovar). Eles (Belmonte e Rui Costa) conversam com os empresários todos os dias, tratam da parte financeira, marcam reuniões, mas tem muitas coisas dentro do contrato. Está caminhando, mas não é de agora. Estamos conversando faz tempo, mas não é fácil.

Temos esperança, conversamos hoje novamente sobre isso aqui no CT, falamos sobre ele todo dia, porque é um cara importante para a gente. Se você perde um Arboleda e olha o mercado, não achar nem parecido com ele. Hoje, na minha opinião, é um dos maiores zagueiros do país. Aí se o Arboleda sair, vamos no mercado buscar quem?

Estamos monitorando muita gente, mas desse nível é complicado. O clube está fazendo esforço, porque a parte financeira não é fácil. Não vou falar em números, mas estamos caminhando. Todos os dias o Rui e o Belmonte conversam com procuradores e empresários, porque esse jogador é muito importante para nós.

Novo perfil de reforços

Precisamos de cara que vista a camisa e seja comprometido com o que está acontecendo. É esse perfil que vamos buscar.

Temos vários no nosso plantel que são assim, mas nosso elenco é desequilibrado em alguns setores do campo. Mas esse é o perfil (que queremos): o cara que saia do campo bravo, que sinta a derrota. O nosso sentimento é que o jogador tem que sentir o que o torcedor sente quando perde um jogo, e não que a vida dele segue a mesma.

Arritmia cardíaca e convite recusado da CBF

Eu tive uma arritmia há pouco tempo. Fazia tempo que eu não tinha, mas é o estresse (da luta contra o rebaixamento no Brasileiro).

Todos estão trabalhando muito para melhorar o clube, todos aqui estão sofrendo e não dá para vir aqui e não falar o que a gente sente, a verdade.

E u não estou aqui para ficar acomodado. Recebi até convite da seleção brasileira. Podia estar mais tranquilo, ganhando bem e tudo mais, mas não é essa a minha ideia.

Se a gente ficar aqui só passando a mão na cabeça, não vai sair do lugar. Estamos trabalhando muito para melhorar, mas vai ser difícil, porque os recusos são muito poucos.