Brasil

Idosa monta lapinha de 10 metros há 74 anos a cada Natal

Em 74 dos 97 anos vividos por Dona Mundinha, a aposentada montou lapinhas para decorar a casa da família no período de Natal. Instalada na garagem do imóvel, em Fortaleza, a lapinha de 10 metros de comprimento mostra com detalhes a representação do nascimento de Jesus e já faz parte da história da família.

“A coisa mais importante da minha vida são meus filhos e essa lapinha. Neste ano, meu filho que montou porque eu estava adoentada. Já são 74 anos fazendo essa decoração que passa de geração para geração na nossa família”, explica a idosa.

Dona Mundinha e a lapinha da família na garagem de casa — Foto: Arquivo pessoal

Entre os objetos que compõem o presépio estão o castelo de Herodes, o moinho, os três reis magos, a manjedoura, a casa de farinha, animais, bonecos que se movimentam, a chaminé com fumaça, pedras, luzes, pastores e ovelhas, fontes de água e moinhos, tudo fabricado artesanalmente pelos filhos da aposentada. A montagem leva cerca de 40 dias para ser concluída.

Lucinda Alves, filha de Dona Mundinha, afirma que muitos dos objetos foram brinquedos da época da infância e que olhar para a peça montada é uma forma de resgatar a memória da família durante o Natal.

“Nós nascemos já com essa maravilha, esses brinquedos eram nossos e de netos quando eram pequenos. Todos os detalhes são minuciosos. A cada ano quando olhamos para essa maravilha é como se fosse a primeira vez”, diz emocionada.

Além da montagem anual da lapinha, a família realiza uma festa para as crianças no Natal, inclusive, com a apresentação de uma peça com um presépio vivo. Para Dona Mundinha, ter a ajuda e a companhia dos filhos nesse projeto é uma maior dádiva de Deus.

“A felicidade maior é ver meus filhos me acompanhando durante todos esses anos. Isso pertence a todos nós, é a minha vida”, celebra.