A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, na tarde deste sábado (01), o primeiro nascimento deste ano na maternidade do Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira (HM), localizado em Maceió. O bebê nasceu às 15h15, se chama Gabrielle, veio ao mundo saudável, pesando 3,730 Kg e medindo 50 centímetros.
A mãe, Marcela Karolaine Santos de Araujo, tem 23 anos, reside em Marechal Deodoro e deu à luz a Gabrielle por parto cesariana. Quem realizou a cesariana foi a médica Fabricia Ruze com a assistência de equipe multiprofissional do Hospital da Mulher, cujos serviços de maternidade retomaram no último dia 20. Antes disso, os trabalhos voltados às gestantes de risco habitual estavam funcionando temporariamente na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, no Centro.
A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher foi inaugurado em 2019 e conta com atendimento multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O Hospital da Mulher foi o primeiro no Brasil a oferecer doulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).