Política

Governo anuncia medidas para conter avanço de Covid e influenza em Alagoas

Depois de acompanhar as mudanças do comportamento do Coronavírus e da Influenza no Estado, com o aumento nos atendimentos e internações tanto na rede pública quanto privada, o Governo de Alagoas anunciou nesta quinta-feira, 6, algumas medidas emergenciais que fazem parte de um plano de contingência. VEJA A LIVE AQUI

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde do Estado, Charles Barros, somente nesta quinta-feira, 6, Alagoas registrou 60 novos casos de Covid-19 e voltou a registrar casos de morte após nove dias sem óbitos. Há uma preocupação especial em relação aos casos de influenza, já que estamos vivenciando um ciclo atípico do vírus e ainda estamos longe do período de sazonalidade das doenças respiratórias.

O governador Renan Filho (MDB) disse que está disponibilizando aos municípios 150 mil testes rápidos para facilitar a identificação dos casos de Covid nos municípios. Decidiu também:

  • Instalar quatro centrais especializadas de tratamento das síndromes gripais que vão funcionar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A ideia é aumentar o efetivo médico e separar o atendimento às pessoas com a gripe, a partir da próxima semana.
  • Disponibilizar 360 novos leitos (entre UTI e Clínicos) para tratar Influenza e Covid, separadamente.
  • Entregar 30 novas ambulâncias que serão disponibilizadas aos municípios e também usadas no transporte de pacientes na capital.
  • Recomenda a reabertura das Unidades Sentinelas para identificar casos de síndromes gripais e tratá-las nos municípios.
  • A partir de hoje serão divulgadas informações diárias sobre o ranking de vacinação em cada município. A ideia é que os cidadãos se conscientizem sobre a importância da vacinação.

Vacinação Infantil

Sobre a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, Renan Filho disse que haverá uma reunião na próxima segunda-feira, com os prefeitos alagoanos, onde o Governo vai tentar pactuar um prazo de 20 dias para que todas as crianças do Estado sejam vacinadas contra Covid-19. No entanto, essa pactuação vai depender do envio das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde.

Carnaval 

Durante coletiva de imprensa, o governador também respondeu sobre o Carnaval e as festas particulares que estão previstas para ocorrer no Estado. O governador informou que as festas públicas estão canceladas e que os eventos particulares ainda estão sendo avaliados. Após a entrega das testagens o governo vai saber como se comportar diante dos eventos. “A sensação que nós temos é que eventos de grande porte não são recomendáveis. Até a próxima semana iremos decidir”, disse.