Integrantes de movimentos sociais realizam um protesto na tarde desta terça-feira, no cruzamento entre a Avenida da Paz e a Rua do Imperador, no Centro de Maceió, próximo à Praça do Sinimbu. Os manifestantes bloquearam a via e atearam fogo a pneus para impedir a circulação de veículos na região.
Equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar estiveram no local para negociar a liberação da via pelos manifestantes e acalmar os ânimos depois que tiros foram disparados no local. De acordo com informações extraoficiais, uma pessoa armada atirou contra os manifestantes depois fugiu de carro. O Alagoas24Horas também recebeu informações de que duas pessoas teriam sido baleadas. Uma delas precisou ser hospitalizada e a outra foi ferida de raspão e permaneceu no local.
Apesar do tumulto, integrantes dos movimentos registraram imagens do carro usado pelo atirador. A coordenação do movimento está sendo orientada a procurar uma delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência e apresentar as imagens da placa do veículo.
Os manifestantes são integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra, Liga dos Camponeses Pobres e Movimento Terra Trabalho e Liberdade, que iniciaram no final de semana uma “jornada de luta” em todo o país. Aqui em Alagoas, a mobilização pela reforma agrária teve início com a ocupação do Cais do Porto de Maceió e o acampamento das famílias na Praça Sinimbu. Ao todo são mais de mil famílias de várias cidades do Estado.
Ainda nesta terça-feira, a coordenação dos movimentos esteve reunida com representantes do Tribunal de Justiça-TJ, Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas-ITERAL, Gerenciamento de Crise-CGCDHPC, Administração da Massa Falida e Gabinete Civil. Na ocasião foi discutido à pauta com as demandas de todos os movimentos presente.