Educação

Alunos do Ifal de Palmeira dos Índios podem deixar de ir às aulas por falta de transporte

Alunos estão pedindo retorno da linha de ônibus – Cortesia

Os alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeira dos Índios, que residem na cidade de Arapiraca estão preocupados com o retorno às aulas presenciais, marcado para a próxima segunda-feira, 7. Para além das questões relativas ao aumento dos casos de Covid-19 no Estado, os estudantes enfrentam a dificuldade da falta de transporte.

Arthur Vinícius, aluno do ensino médio da instituição é um desses. Ele alega que cada estudante teria que gastar uma média de R$ 600 por mês com transporte de Arapiraca até Palmeira dos Índios. Esse valor está longe de caber nos orçamento das famílias.

A expecativa dos alunos era que a Prefeitura de Arapiraca custeasse o transporte escolar, como tem feito em anos anteriores, mas até agora esse acerto não ocorreu. De acordo com um grupo de alunos que procurou o Alagoas24Horas, o IFAL enviou um ofício informando a prefeitura de Arapiraca sobre a data de retorno presencial. Além disso, os estudantes fizeram um abaixo assinado juntamente com um requerimento pedindo  a reativação da linha Arapiraca/Palmeira dos Índios e Palmeira dos Índios/Arapiraca, que havia sido suspensa devido à pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais.

“A prefeitura não se manifestou de nenhuma maneira com relação ao andamento da nossa solicitação, mesmo sabendo que é um direito do estudante, garantido inclusive pela Constituição Brasileira, ter acesso ao transporte escolar”, disse um dos alunos.

O que diz a Prefeitura de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca informa que está aguardando a aprovação da orçamento de 2022 pela Câmara Municipal para poder realizar a contratação dos ônibus que realizam o transporte dos arapiraquenses que estudam no Ifal de Palmeira dos Índios.