Polícia

Candidatos participam do TAF para policial penal

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro os candidatos a policiais penais em Alagoas participam da segunda etapa do concurso público. Trata-se do teste de aptidão física (TAF), promovido pela SERIS (Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social), realizado no Complexo Esportivo de Pilar e reúne mais de 360 candidatos.

No primeiro dia de provas, os candidatos realizaram exercícios de abdominal, barra fixa e corrida de ir e vir (shuttle run). Nesta quarta-feira (2), segundo dia de atividades, os aspirantes a policiais penais suaram a camisa na corrida. A natação é a terceira e última etapa do TAF e acontecerá na quarta-feira (3).

O concurso para policial penal de Alagoas recebeu inúmeros candidatos de diferentes estados. Adib Fernandes veio de Goiás para realizar mais uma etapa do certame. “A sensação é de muita felicidade, ficamos esperando esse momento, tem a tensão, o desgaste de viagem, mas quando chegamos aqui o pessoal da SERIS sempre nos motiva e isso ajuda aliviar e fazer uma boa prova”, disse.

Sobre sua estratégia para passar em todas as etapas, ele afirma. “Uma etapa de cada vez. Hoje passei em mais um teste e agora vou descansar para o terceiro dia. De degrau a degrau vou finalizando as etapas”, completou Fernandes.

A equipe técnica, formada por policiais penais, educadores físicos e profissionais de saúde, acompanha todo o processo diariamente. “A gente estava nervosa com o TAF, mas estamos gostando muito do trabalho da organização. Desde o começo percebemos que estão empenhados em fazer o melhor trabalho e isso nos passa segurança, dá mais ânimo para ingressar nessa instituição tão conceituada que é a policia penal de Alagoas”, afirmou a candidata Alessandra Gomes.

“Todas as pessoas estavam bem ansiosas para esta etapa do concurso, eu acho que foi um momento de muita tensão, mas graças a Deus eu consegui. Foi tudo muito tranquilo e as pessoas da SERIS foram super receptivas e passaram as instruções. Os avaliadores orientaram da forma correta para realizar os exercícios e isso nos tranqüiliza”, afirmou a candidata Elisa Passos.

Para o policial penal e chefe Especial de Gestão Penitenciária, Milton Pereira, este um momento de celebração. “Essa é uma etapa de suma importância para concepção da carreira dos novos policiais penais. É um dia festivo, de celebração. Os futuros policiais penais e nós estávamos ansiosos por esses dias, pois vamos fortalecer o quadro de policia penal de Alagoas”, destacou, ao dizer que o clima é de realização e parabenizar a organização do TAF.

Felipe Campos, policial penal e diretor da Escola Penitenciária, diz que o TAF representa o clímax de todo trabalho realizado ao longo do ano. “Trabalhamos arduamente para fazer o melhor, para realizar um concurso público de qualidade. O TAF é uma etapa importante e toda a equipe está envolvida para proporcionar as condições adequadas para os candidatos”, finalizou o gestor.