Equipamento vai vacinar em média 300 pessoas por dia, levando a imunização para mais perto da população
O Ônibus da Vacina já tem cronograma definido. Ele começa a funcionar em Maceió a partir da próxima segunda-feira (7) e, na primeira semana, leva o imunizante contra o coronavírus a bairros da periferia. O equipamento vai atender, inicialmente, adolescentes a partir de 12 anos, adultos e idosos.
Serão distribuídas, em média, 300 fichas por dia. O veículo conta com cabines refrigeradas, geladeiras para armazenamento dos imunizantes, pia com sabão e álcool em gel, além de gerador de energia.
Para garantir a primeira, segunda ou terceira dose de vacina, o maceioense poderá procurar o veículo das 9h às 16h, nos seguintes bairros:
Segunda e terça (7 e 8)
Benedito Bentes – Em frente ao Residencial Caetés, na rotatória de acesso à Rota do Mar;
Quarta-feira (9)
Eustáquio Gomes – Na rotatória do Módulo II do Conjunto Jardim Royal II;
Quinta-feira (10)
Santos Dumont – Na Rua Santa Teresinha, em frente à Escola Estadual Onélia Campelo;
Sexta-feira (11)
Clima Bom – Na Travessa Ivaldo Ferino, Conjunto Rosane Collor.
A decisão de não vacinar também as crianças no veículo seguiu recomendação do Ministério da Saúde, que orienta que a imunização desses dois públicos seja separada para, assim, evitar erros na aplicação.
Esta é a segunda vez que o Ônibus da Vacina passa por Maceió. Na primeira, ele ficou um mês e 13 dias e imunizou 12.317 pessoas. A capital alagoana foi o primeiro destino do equipamento no Brasil.
A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Cruz Vermelha, e apoio financeiro da Mercedes Benz.