Maceió

Servidores do Detran/AL realizam paralisação e autarquia pede ilegalidade da greve

Paralisação acontece nesta quarta (16) e quinta (17). Serviços onlines continuam em funcionamento bem como as provas teóricas de direção

Sinsdal

Sinsdal

Os servidores do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) decidiram, em assembleia geral realizada nesta terça-feira, 15, paralisar as atividades por dois dias.

Em estado de greve desde setembro de 2021, a categoria realiza a terceira mobilização seguida em três semanas. Eles cobram a realização de concurso público, que não acontece há 21 anos, e reajuste salarial.

Diante da falta de resposta do Executivo Estadual, os servidores decidiram realizar mais uma paralisação na quarta-feira, 16, e na quinta-feira, 17. Durante a mobilização, serão suspensos atendimentos em Maceió e em cidades do interior.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Roberto Martins, dois acordos firmados com a categoria pelo Goveno de Alagoas foram descumpridos. São eles: o alinhamento salarial com o piso dos profissionais da segurança pública e o concurso público para 140 vagas.

Por meio de nota, o Detran/AL disse que recebeu a informação do Sinsdal sobre a paralisação e informou que já tomou as medidas judiciais necessárias sobre as duas últimas paralisações ocorridas este ano. Além disso, ressaltou que ingressou com uma ação judicial para pedir a ilegalidade das paralisações previstas para esta semana. Segundo o Detran/AL, caso o pedido seja acatado pela Justiça, será estabelecida uma multa por dia de descumprimento da liminar.

Sobre esta ação de ilegalidade da greve, o Sinsdal alega que os sindicalistas ainda não foram informados sobre o caso. “Não tivemos conhecimento ainda, mas se esta ação acontece é a prova que o governo está incomodado. Gostaríamos que o governo se preocupasse mais em realizar concurso público para reduzir a fila de espera para o exame da banca de direção, não criminalizasse o movimento e cumprisse os dois acordos firmado conosco. Esta resposta do Executivo é lamentável”, disse Roberto Martins.

Mesmo com a paralisação, os serviços online do Detran/AL continuam em funcionamento bem como as provas teóricas de direção no Shopping Maceió e Shopping Miramar. Os serviços de veículo, agendamentos para prova teórica, agendamentos para teste clínico de direção, renovação de CNH, CNH definitiva e emissão de guias diversas seguem funcionando no site www.detran.al.gov.br.

Sobre os serviços agendados, os ususários deverão ficar atentos ao calendário de reagendamento que será divulgado em breve e sem cobrança de novas taxas. Mais informações entrar em contato com a autarquia por meio do telefone 3512.4140.