Futebol

Flamengo: quem é o atacante uruguaio que assumiu ‘vaga’ de Cebolinha e está perto de reforçar o clube

Los Angeles Football Club

Los Angeles Football Club

Após sonhar com Everton Cebolinha, do Benfica, para reforçar o seu plantel para a temporada, e ver as tratativas não irem para frente, o Flamengo agora encaminha a contratação de um outro nome para o ataque. Trata-se do uruguaio Diego Rossi, de 23 anos, que pertence ao LA FC, da Major League Soccer (MLS), mas no momento está emprestado ao Fenerbahçe, da Turquia. Como publicou o site GE nos últimos dias, o negócio com o Rubro-Negro está bem encaminhado.

Mas, afinal, quem é o possível novo reforço do clube carioca? Revelado nas categorias de base do Peñarol, do Uruguai, Rossi sempre foi tratado como joia no clube uruguaio. Não à toa, atuou em praticamente todas as categorias nas seleções de base do seu país. Em 2018, foi contratado pelo Los Angeles FC, que à epoca disputaria a sua primeira temporada na MLS.

Inclusive, veio dos seus pés o primeiro gol da história da franquia de futebol norte-americana, marcado em 4 de março de 2018, em vitória por 1 a 0 sobre o Seattle Sounders. Antes de ser emprestado ao futebol turco, em 2021, disputou quatro temporadas pelo LA, com 59 gols marcados e ainda 19 assistências.

Neste momento, o seu contrato com o LA está no fim, terminando em junho deste ano, ao mesmo tempo que o seu vínculo de empréstimo com o Fenerbahçe, também. O Flamengo tenta se aproveitar desta situação para garantir o reforço sem custos.

Rossi é um atacante que atua pelos lados do campo e de velocidade, como pediu o técnico Paulo Sousa. Além disso, também tem como característica dar assistências para os seus companheiros.

Na atual temporada, Rossi foi titular em 16 dos 26 jogos que disputou até o momento pelo Fenerbahçe. Além disso, anotou 2 gols e deu 5 assistências. Entre os títulos que tem na carreira até aqui, conquistou o Sul-Americano sub-20 de 2017 com a seleção uruguai. Pelo Peñarol, foi campeão nacional (2015/16).

O plano A era Cebolinha, porém, como o ex-Grêmio decidiu permanecer na Europa, o uruguaio assumiu a sua “vaga” entre os alvos rubro-negros. Outro nome, este sugerido pelo técnico do Flamengo, foi o do colombiano Sebastián Villa, do Boca Juniors. As conversas, porém, não avançaram, abrindo caminho para a chegada de Rossi.