Maceió

Sem proposta, servidores do Detran/AL paralisam atividades e ameaçam greve

As paralisações ocorrem na quarta-feira, 23, e na quinta-feira, 24

Sinsdal

Sinsdal

Sem respostas do Governo de Alagoas, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) resolveram realizar mais um protesto esta semana e paralisar as atividades por dois dias. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta terça-feira, 22, no auditório do Detran/AL, no Tabuleiro do Martins.

Os serviços serão suspensos na quarta-feira, 23, e na quinta-feira, 24, tanto em Maceió como no interior. As atividades retornam normalmente na sexta-feira, 25. A categoria cobra a realização de concurso público, que não acontece há 21 anos, e reajuste salarial.

De acordo com informações do vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal), Roberto Martins, até o momento, não houve proposta por parte do Governo. “Houve uma mensagem de um interlocutor do Governo que esta semana haveria uma mesa de negociação, mas não houve efetivamente nada. Na terça-feira, 08, posterior ao carnaval, nos reuniremos novamente em assembleia e é quando poderemos deflagrar greve caso não haja nenhum avanço por parte do Governo do Estado. Será chamada greve ‘Bota Fora’, pois se estenderá até a saída do governador. Poderá ser a maior e mais longa greve do Detran”, disse.

Os servidores do Detran/AL estão em estado de greve desde setembro de 2021 e esta é a quarta mobilização seguida em um mês. Os sindicalistas reclamam que dois acordos firmados com a categoria pelo Governo de Alagoas foram descumpridos. São eles: o alinhamento salarial com o piso dos profissionais da segurança pública e o concurso público para 144 vagas. “São as mesmas reivindicações de anos e o Governo não assina absolutamente nada”, relatou  Roberto Martins.

Em nota, o Detran/AL informou que ajuizou ação judicial para pedir ilegalidade das paralisações. A autarquia já tomou as medidas judiciais cabíveis em relação às duas últimas paralisações ocorridas em 2022. Caso o pedido de ilegalidade seja acatado, será estabelecida uma multa por dia de descumprimento da liminar. O Departamento segue no aguardo da apreciação judicial do pedido.

Mesmo com a paralisação, os serviços online do Detran/AL continuam em funcionamento bem como as provas teóricas de direção no Shopping Maceió e Shopping Miramar. Os serviços de veículo, agendamentos para prova teórica, agendamentos para teste clínico de direção, renovação de CNH, CNH definitiva e emissão de guias diversas seguem funcionando no site www.detran.al.gov.br.

Em caso de dúvidas ou mais informações, os usuários poderão entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 3512-4140 ou acessar o portal de serviços www.detran.al.gov.br, onde ele encontrará o passo a passo para realizar diversos procedimentos, além de tirar dúvidas e realizar a emissão de guias.