Interior

Hemoal promove coletas de sangue em Coruripe e Jacaré dos Homens nesta quinta (24)

Iniciativas têm o propósito de forma estoque estratégico para o feriadão do Carnaval

Para formar um estoque estratégico de sangue, visando atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais no feriadão de Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas nesta quinta-feira (24). Em Jacaré dos Homens, no Centro de Saúde Antônio Figueiredo, a ação ocorre das 7h às 12h e das 13h às 16h; já em Coruripe, a iniciativa será realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão.

Carla Cleto

Doações de sangue captadas pelo Hemoal Arapiraca atendem 46 municípios alagoanos

Além das coletas itinerantes, na Unidade Maceió, o Posto de Coleta do bairro Trapiche irá funcionar das 7h às 18h, bem como o Posto de Coleta do Farol, situado no Hospital Veredas, que estará aberto das 7h30 às 17h. O Posto de Coleta da Unidade Arapiraca, localizado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, abre das 7h às 12h e das 13h às 17h.

“O Hemoal dispõe dos postos de coleta fixos em Maceió e Arapiraca e também percorre os municípios facilitando o acesso das pessoas que desejam se candidatar à doação de sangue. Esta estratégia nos ajuda a mantermos nosso estoque estabilizado para que possamos garantir que não falte sangue aos pacientes internados nas maternidades e hospitais da capital e interior, principalmente nas datas festivas e feriados, como o Carnaval”, ressalta a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Quem pode doar – Além de ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato à doação de sangue deve estar portando um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que o voluntário esteja com boa saúde e usando máscara.

No caso de voluntários que já sejam doadores habituais, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. Quanto às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

A doação de sangue é vetada permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Covid-19 – Quanto ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Com relação ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente;

Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.