Um homem de 24 anos morreu após se engasgar com um biscoito na quarta-feira (23), em Navegantes, no Litoral Norte catarinense. O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado no fim da tarde para tentar reanimar o jovem, encontrado com as vias áreas obstruídas, mas ele não resistiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, um guarda-vidas civil que estava na região prestou os primeiros socorros até a chegada da guarnição. A ocorrência foi atendida por volta das 18h, em um casa, no centro do município.
De acordo com o Capitão João de Moura Miranda, dos Bombeiros Militar da cidade, a informação preliminar é de que o jovem era uma pessoa com deficiência. Outros detalhes não foram informados.
A equipe realizou manobras de ressuscitação cardiopulmonar e acionou o Arcanjo-03, que está trabalhando nas ações de verão na região. Após cerca de 45 minutos de tentativas, foi confirmada a morte da vítima no local.
Em 17 de fevereiro, um menino de 7 anos morreu após engolir um apito. Matheus de Oliveira estava brincado na rua, em Navegantes, quando aspirou o objeto. Ele ficou seis dias internado.
Em janeiro, outra criança, de 1 ano e 7 meses, também morreu após se engasgar com o próprio vômito em Pomerode, no Vale do Itajaí. Os socorristas trabalharam cerca de uma hora na reanimação, mas o quadro evoluiu para parada cardiorrespiratória e o garoto morreu.
Já no fim de 2021, em novembro, um idoso de 84 anos também morreu após um engasgamento. Ele estava em um asilo no bairro Gravatá, em Navegantes. O acidente aconteceu enquanto ele comia um pão de queijo.