O deputado Chico D’Angelo, do PDT do Rio de Janeiro, pediu nesta quinta-feira (24/2) ao Itamaraty “prioridade máxima” na ajuda aos brasileiros que não conseguiram sair da Ucrânia antes da invasão russa.
O parlamentar enviou um ofício ao Ministério das Relações Exteriores após ver o relato do jogador Diego Carioca, que joga no Kolos Kovalivka, time de uma cidade a 100km de Kiev, capital do país.
“São 500 brasileiros de acordo com as informações que eu tive que estão lá”, apontou o deputado. “Itamaraty tem todo um setor estratégico, o presidente esteve lá e diz que não ia ter guerra. Os brasileiros todos lá estão em verdadeiro desespero”, continuou.
Em um vídeo, Diego, sua esposa Mayara e um outro jogador brasileiro do time chamado Renan Oliveira pedem socorro às autoridades brasileiras para conseguir deixar a Ucrânia. Diego diz que a cidade de Kovalivka está tranquila até o momento, mas acrescentou que não houve nenhum direcionamento por parte da embaixada brasileira ou do clube.
Há outros brasileiros na mesma situação. O preparador físico Luciano Rosa, que trabalha no Shaktar Donetsk, afirmou à coluna que os atletas brasileiros que atuam na Ucrânia estão em situação crítica, abrigados em um bunker construído embaixo de um hotel em Kiev e sem orientações para sair da Ucrânia.