Interior

Nina Cacique, do Povo Katokinn, morre aos 71 anos

Instagram Povo Katokinn

Instagram Povo Katokinn

A líder do Povo Katokinn de Pariconha, a indígena Maria das Graças Soares de Araújo, conhecida como Nina Cacique, faleceu aos 71 anos na manhã da última sexta-feira, 04. 

Por conta da morte de Nina Cacique – que  lutava contra um câncer há algum tempo – a Prefeitura de Pariconha decretou luto oficial de três dias.

Por meio de notas,  o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) e o PCdoB, partido ao qual a índigena era filiada, também lametaram a morte e se solidarizaram com os familiares. “Foram mais de quatro décadas dedicadas à causa indígena em Alagoas lutando pelo reconhecimento de seu povo e da importância da mulher na luta por direitos humanos. Nina deixa um importante legado às comunidades alagoanas”, diz Focuarte em nota.

Confira as notas:

Prefeitura de Pariconha

A Prefeitura de Pariconha informa com pesar o falecimento da líder do @povokatokinn__ , Maria das Graças Soares de Araújo – Nina Cacique.

Diante da perda de uma grande liderança para os povos indígenas da sede municipal e suas extensões, o prefeito @tonydecampinhos decreta luto oficial por três dias nas repartições públicas.

Nina sempre foi sinônimo de garra e agora desencarna para que as forças encantadas guiem seu espírito em outro plano. Nossos sinceros sentimentos aos amigos, familiares e todos os membros da aldeia

PCdoB

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, lamenta profundamente o falecimento de Maria das Graças Soares de Araujo, conhecida como Nina Cacique.

Nina foi dirigente do PCdoB em Alagoas e uma abnegada lutadora em defesa dos povos indígenas e dos trabalhadores. Sua militância no PCdoB é motivo de orgulho dos comunistas alagoanos.

Nesse momento de dor, o PCdoB emana votos de solidariedade à família, aos amigos e toda população de Pariconha.

Nina, presente!

04 de março de 2022

Comitê Estadual do PCdoB de Alagoas

 

Focuarte

 

Comunicamos com pesar o falecimento da *Cacique Nina – Povo Katokinn,* na manhã desta Sexta-feira (04) em Pariconha-AL.

O FOCUARTE consternado, manifesta seus votos de pesar, solidariza-se com a família enlutada e agradece a Deus pela oportunidade de ter tido entre nós esta importante mulher que hoje se elevou à glória dos Encantados.

Maria das Graças ou popularmente conhecida como Nina Cacica era uma mulher além do seu tempo, socialista do PCdoB por natureza, nasceu no dia 31 de Janeiro de 1961 em Pariconha-AL.

Foram mais de quatro décadas dedicadas à causa indígena em Alagoas lutando pelo reconhecimento de seu povo e da importância da mulher na luta por direitos humanos. Nina deixa um importante legado às comunidades alagoanas.