Alunos de uma escola municipal de São João da Varjota, no Sul do Piauí, organizaram um abaixo-assinado para pedir um ônibus escolar à Prefeitura da cidade. Segundo os estudantes, que moram na zona rural do município, diariamente, eles precisam percorrer a pé dois quilômetros para chegar à instituição.
Procurado, o prefeito de São João da Varjota, José dos Santos Barbosa (PP), afirmou que ainda não teve acesso ao abaixo-assinado e disse que, apesar do município não possuir recursos para cumprir a demanda de ônibus da comunidade, existem veículos fretados que realizam o transporte escolar na cidade. Confira o posicionamento ao fim da reportagem.
Ao g1, a adolescente Tayná Vieira, de 15 anos, contou que o abaixo-assinado, feito por 14 estudantes do 6º ao 9º ano, foi enviado à Prefeitura, em outubro de 2021, por meio de um representante.
“Estudamos no turno da tarde e temos que sair de casa as 12:30, percorrer um trajeto de aproximadamente dois quilômetros, sob um sol escaldante que nos provoca cansaço, suor, mal – estar e indisposição para desenvolver as atividades escolares”, diz trecho do abaixo-assinado.
Sobre os veículos fretados mencionados pela prefeitura, a estudante afirmou que uma van transporta os alunos da manhã, que estudam na creche e 1º ao 5º ano do ensino fundamental, mas que os estudantes do 6º ao 9º ano não têm essa opção.
O abaixo assinado ainda não chegou a prefeitura e não temos o conhecimento de tal. No entanto não temos ônibus suficiente para a demanda de toda comunidade, por tanto mantemos os alunos indo à escola através de veículos fretados exclusivamente para essa finalidade, o que acontece com os alunos dessa unidade escolar. A educação não ficará de forma alguma de lado em nossa administração.